domingo, 3 de março de 2013

Palavra do Culto de Ceia (Domingo, 03/03/2013) - Ministrada pela irmã Daniela

-----------------------------------------------------------


Texto: 1 Crônicas 21:1-7


Neste capítulo, nós vemos que Joabe, sobrinho de Davi, não se agradou que o rei tivesse pedido que fosse contado o número de seu povo. À primeira vista, não vemos mal nenhum em contar. É como um capitão que quer saber o número de sua tropa. Mas Davi tinha se esquecido de que ele e o povo estavam com Deus. Mas era abominável a Deus que Davi quisesse mostrar a sua força pelo número de seu exército. Mas que mal houve ali? Davi foi incentivado por alguém que não era Deus, para ver a força que o exército tinha, para ver até aonde aquele exército poderia alcançar. Mas essa ordem não era de Deus, pois Deus não trabalha com números. Ele trabalha na base da unção.
E quanto nós não somos incitados por Deus – e quando não o somos, na verdade estamos sendo incitados por Satanás – nós fazemos o contrário do que o Senhor nos disse. E Davi ficou com aquela vontade imensa de saber a força do seu povo, tanto é que para ele, aquela contagem era necessária.
Talvez ele não se lembrasse que ele, sozinho, tinha vencido Golias. Pela força, de acordo com as leis terrenas, ou pelo número de pessoas, de acordo com as mesmas leis, era absolutamente impossível vencer aquele gigante. Mas aconteceu. Segundo o coração de Deus.
No entanto, Davi agora vacila, incentivado por Satanás a querer fazer do seu braço de carne o seu braço forte, querendo media a força física do exército do seu povo. E nós não podemos deixar isso acontecer. Davi poderia vencer? Poderia, sim. Ele tinha um exército enorme, todos os soldados ao seu dispor. Mas se não fosse a vontade de Deus, nenhuma guerra teria sido vencida. E pela iniqüidade de Israel, Deus se irou contra o povo. O Senhor viu a soberba em Davi. E quantas vezes queremos resolver as coisas com as nossas próprias mãos, tomando atitudes no momento indevido, não agradando ao Senhor… Nós teremos que arcar com as conseqüências por desobedecer a vontade do Senhor.
Davi pensava que, sozinho (com todos ao seu dispor) podia fazer o que quisesse, e queria mostrar seu poder. Portanto, não agiu de acordo com a vontade de Deus. No entanto, teve que pagar por isso. Houve um preço. Deus usou um profeta para que ele escolhesse a forma com a qual Davi teria que pagar o preço. Agir da forma como o Senhor não quer é pecar CONTRA Deus. Às vezes o Senhor coloca algo em nossos corações, e nós fazemos o contrário, estamos pecando contra Deus. Estamos nos desviando de Sua vontade. E Davi, apesar de ter sido chamado “segundo o coração de Deus”, agiu no momento que não deveria, com as atitudes incertas. Agindo com nossas próprias mãos, deixando a soberba nos dominar, estamos contrariando a ordem de Deus.
Muitos de nós nos enganamos em pensar que o diabo não tem poder. O Senhor é nosso refúgio e fortaleza, sim. Mas se nós não estivermos firmes, Satanás cria situações capazes de nos derrubar. E muitas vezes, quando nós temos que arcar com as conseqüências, muitas pessoas à nossa volta também precisarão.
Portanto, que nós não venhamos fazer parte da desobediência que hoje toma o mundo, da mentira que hoje domina sobre esta terra. Nós temos o livre arbítrio, sim. Deus não obriga ninguém a fazer nada. Mas que nós venhamos ter consciência de que o caminho do Senhor leva à vida eterna. É árduo, é estreito, mas a misericórdia do Senhor se renova a cada manhã.
-----------------------------------------------------------

Um comentário: