quarta-feira, 20 de março de 2013

Palavra do Culto de Terça-Feira (19/03/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

------------------------------------------------------------



Texto: 2 Crônicas 32:1-8


Às vezes, os embates da vida são tantos que nossa vida vira um amontoado terrível de fatos. Nós podemos perceber que o dia que estamos indo de encontro com Deus, é o dia mais terrível de levante do inimigo. Muitas vezes o diabo usa pessoas para se levantarem com setas contra nossas vidas. É por isso que Apóstolo Paulo diz para que a todo tempo sejamos vigilantes. É tanta luta, tanto levante para que nós percamos o perfil de cristãos, para que nós ajamos de maneira ultrajante e que as pessoas não mais nos vejam com a luz do Espírito Santo, para que percamos a nossa maneira de falar, de olhar e de vestir.
Mediante a tanto levante, nós acabamos, às vezes perdendo o rumo de nossas vidas. Chegamos à igreja totalmente desnorteados. Mas Jesus diz: “eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Veremos aqui exemplos de como sermos vitoriosos em Cristo. Começaremos por neutralizar os ataques do inimigo. Realmente são coisas muito difíceis de percebermos. Quando Jesus ascendeu aos Céus, deixou-nos o Espírito Santo, o consolador, a Terceira Pessoa da Trindade. Está nos orientando todo momento. Na tentativa de sermos felizes, temos sempre algum adversário, que tenta fazer com que nossas tentativas resultem em falhas. Cabe a nós neutralizarmos esses ataques. Mas muitas vezes nos perguntamos: “mas como farei isso? Não era para Deus neutralizar esses ataques?”. Deus quer nos dar vitória? Sim. Mas isso não acontecerá enquanto não fizermos a nossa parte, que é remover a pedra para que Deus entre com o agir no sobrenatural.
Este texto mostra que Ezequias pediu orientação a Deus. “Senhor, o que farei? A cidade está à mercê. O rei da Assíria veio para guerrear e se apoderar de Jerusalém!”. E ele agiu para impedir que o adversário destruísse o povo.
A primeira coisa que ele fez: ele disse ao povo para que tapassem as fontes das águas fora da cidade (vers. 3). O primeiro passo que devemos dar para ser vitorioso é consertarmos nossa vida e nossa casa. Diga para Deus: “a minha situação é essa; o inimigo é esse. O que eu faço? De que maneira?”. Não podemos sair agindo de qualquer maneira como bem entendemos. As coisas no mundo espiritual funcionam não pela carne, mas pelo Espírito. Fechar os poços, este é o princípio. Por quê? O inimigo vinha de longe, de onde era raro ter água para beber, e eles se aproveitariam dos poços de água para gerar hidratação e energia para guerrear contra o povo de Israel (que estaria provendo água para o inimigo se não tivesse tapado os poços). O inimigo muitas vezes usa recursos nossos contra nós. Ele se alimenta de coisas que nós temos. O inimigo se alimenta da nossa falta de fé. Sem nossa fé, fica fácil para o inimigo agir. E muitas vezes nossa negligência espiritual resulta na decadência.
Segundo: Ezequias consertou os muros quebrados. Fechou as brechas. Só o Senhor pode nos mudar quanto a isso. Mudar para agradar as pessoas, para viver momentos alegres, porém temporários, isso não! Amigos vão, mudam-se. As circunstâncias da vida os afastam. E para onde irão os seus momentos de alegria? Siga com Cristo, que você será sempre a mesma pessoa, sustentada pela graça de Deus que lhe é dada para vencer dia após dia. Só neutralizaremos os ataques do inimigo se não restar mais nenhuma brecha.
Com a habitação do Espírito Santo em nossas vidas, tudo o que temos que fazer é a nossa parte: fechar as brechas e colocar nossas vidas em conserto com o Senhor. A partir de então, o Senhor fará o impossível para que sejamos, para a honra e glória do nome dEle, vitoriosos. -------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário