sábado, 9 de março de 2013

Palavra do Culto de Quinta-Feira (07/03/2013) - Ministrada pela Pastora Josie

-------------------------------------------------------

Texto: Gênesis 21:8

Através dessa passagem, Deus nos faz uma pergunta: qual é o nosso medo? Porque nós vamos superá-lo. Medo significa uma perturbação angustiosa. Real, ou imaginária, muitas vezes. Quantos têm medo de barata até medo da morte?
Há vezes que o medo é bom, pois é o medo saudável, que nos faz afastar do perigo. Mas há tipos de medo que nos deixa paralisado a ponto de querermos deixar de prosseguir, e não é isso o que Deus quer.
Agar não havia pedido para se deitar com Abraão, tampouco que tivesse filho com ele. Mas a precipitação de Sara não esperou a voz de Deus, e em sua ansiedade, tentou dar um jeito para a vontade de Deus que parecia nunca se realizar. Deus não havia dito que o filho seria da serva, mas de Sara. Portanto, a serva pagou um preço que nem deveria. Às vezes somos colocados em uma situação que não é nossa, e pagamos o preço. Mas Deus que tudo vê, contempla o que nós estamos passando. Deus estava naquela situação sobre a vida de Agar.
Só existe uma maneira de superarmos o nosso medo: apenas com Jesus. Porque com Jesus, a providência é divina. E quando a providência vem do céu, não há nada e nem ninguém que nos impeça.
A primeira coisa que Deus proveu a Agar foi uma palavra de encorajamento. Agar, após ser descartada depois de usada, foi-se para o deserto, apreensiva, com um pé na frente e outro atrás. Se você está na mesma situação, saiba que Deus te encoraja, mesmo que você esteja apenas com pão e água. A água do odre de Agar acabou. Nessas horas, qual a palavra que alguém poderia nos dar para nos encorajar? Qual foi a palavra de Deus? “Não temas!”. Não temas porque Deus vê o que está se passando com você, e Ele entra com providência. Está escrito “não temas” na Bíblia uma vez para cada dia do ano, até mesmo para o ano bissexto. Assim como Ele ouviu o clamor da criança de Agar, Deus ouve o teu clamor, quando você está no cantinho, chorando, gemendo… E Ele diz para que você não tema. “Não temas porque eu sou contigo. Não te assombres porque eu sou o teu Deus (…) te fortaleço com a destra da minha justiça”, “não temas porque eu te remi. Chamei-te pelo teu nome, e tu és meu”. Agar não deveria temer, pois a voz vinha de Deus. É Ele quem detém o controle de todas as coisas. Para todos nós Deus tem uma maravilhosa bênção preparada, e o diabo é anunciador de boas-novas, pois quanto mais ele se levanta, mais ainda a vitória está perto. “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. O que há a temer quando nós O temos como refúgio e proteção? Não há tempestade nem potestade, nem vento nem mar bravio. Deus dá ordem para que as águas se amansem para que você passe para a outra banda em grande bonança.
Segunda coisa que Deus proveu a Agar: supriu com forças. “Ergue-te, levanta o rapaz, segure-o pela mão, porque farei dele uma grande nação”. Neste deserto que você se encontra, Deus te dará forças, mesmo que não era para você ter entrado nesse deserto, Ele provê o maná. Nem a morte poderá cessar nossa jornada, pois não há morte enquanto não houver o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas.
E às vezes nós não prestamos atenção à voz de Deus. Ele já havia falado que o menino não iria morrer, pois era descendência de Abraão. Então por que, mesmo quando sabemos que Deus falou, continuamos temerosos? Deus falou? Está falado então! Você se surpreenderá com a majestade e glória do Todo-Poderoso. Você é propriedade exclusiva de Deus. É como a menina de Seus olhos. Ele cuida dos que O pertencem. Ele cuida de você. Não há o que temer.
-------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário