sexta-feira, 15 de março de 2013

Palavra do Culto de Quinta-Feira (14/03/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

------------------------------------------------------

Texto: Eclesiastes 9:12


Faça-se essa pergunta: você é realizado (a)? Você tem conseguido realizar-se?
Existem três elementos primordiais na vida do ser humano para determinar suas realizações, seus sonhos, suas vontades. Primeiro: tempo. Segundo: propósito. Terceiro: atitude.
Tempo, propósito e atitude. Faça-se uma análise. Aceite o convite de Apóstolo Paulo no capítulo 23 de 1ª aos Coríntios. Você se realizou? Se não, o que faltou? Faltou propósito, tempo ou atitude?
Uma das frases mais conhecidas pelo ser humano é: “eu não tenho tempo”. Quantas vezes observamos alguém tocando um instrumento, ou recitando uma poesia, fazendo arte, e quando vemos alguém fazê-lo, dizemos: “eu queria tanto fazer isso, mas não tenho tempo”. Mas tempo e condições são coisas diferentes. Para você realizar seu sonho, precisa-se de tempo, propósito e atitude.
E na verdade nós mentimos ao dizer que não temos tempo. Pois a todo ser vivo na face da Terra é dado tempo. E se nós temos o fator principal (que é o tempo, mas alguns pensam que é o dinheiro e não é), precisamos tão somente administrar. Quando falamos de conquistas, precisamos de recurso, e quando falamos de recurso, logo pensamos em dinheiro. Mas o tempo é um recurso fundamental para a realização. Há coisas que você pode fazer sem o dinheiro. Mas nada pode ser feito sem tempo. Se você tem tempo, saiba usá-lo, se o seu propósito é ganhar dinheiro. Mas precisa também de propósito e atitude.
Lembra-te do teu criador à vinda do dia ruim. Nossos dias são importantes e muitas vezes nós não os valorizamos pelo nosso próprio ego. A nossa má administração do tempo, as nossas inúmeras faltas de atitude ou de determinação nos levam ao caos. E quando nos sobrevém alguma enfermidade gravíssima, por exemplo, nós pensamos na presença da felicidade nas coisas mais simples do mundo; pensamos até em coisas que por muito tempo ignoramos. Aí começamos a dar valor pela vida. Mas já é tarde demais. A consequência da nossa falta de atitude já nos alcançou.
Nós nos preocupamos com os que roubam dinheiro, mas temos que nos preocupar também com coisas que roubam nosso tempo: a televisão, a internet. Qualquer tipo de diversão (em demasia e mau uso) quando não é administrada, rouba o nosso tempo, nos flagrando despercebidos. E quando menos esperamos, estamos aplicando tudo o que vemos quando não deveríamos em nossas vidas, e ela começa a regredir. E pior, essas coisas nos fazem sacrificar o tempo que deveria ser priorizado, como a família e a presença de Deus.
Vejamos aqui um exemplo de um jovem que começa a namorar cedo:
Há sempre um determinado tempo para tudo, e esse relacionamento precoce pode colocá-lo em risco de aflorar seus hormônios muito cedo, de despertar seus desejos carnais muito cedo, e antecipar a muitas coisas em sua vida que não deveria ser antecipadas (não deveria acontecer em tal ocasião). Ele pode faltar à aula porque está com vontade de namorar. Este é um mau uso do tempo. Ele está se arriscando desnecessariamente.
Os prazeres e a riqueza não dão felicidade. É por isso que precisamos ter em mente a realização de propósitos, sabendo administrar o tempo para tal.
Você tem colocado um propósito diante de Deus, sim. Mas você tem convicção disso? Tem separado tempo para cuidar desse propósito? Deus tem propósito para cada um tanto dentro quanto fora da igreja. Existem dons para ser usados em nossas vidas. Precisamos ver no que realmente temos que investir para alcançar nosso propósito na presença de Deus.
------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário