domingo, 24 de março de 2013

Palavra do Culto de Domingo (24/03/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

----------------------------------------------

1 Samuel 22:1-5 / 1 Samuel 30:1-20

De dentro dos próprios inimigos de Davi surgiu a sua vitória. Os amalequitas haviam levado todos os despojos, as mulheres, os escravos… Mas Davi continuou. Se ele não tivesse consultado o Senhor, ele não teria encontrado a grande saída, que era aquele homem abandonado. Enquanto todos pensavam: “vamos matá-lo logo”. Mas Davi, após consultar ao Senhor, disse: “esperem; não sabemos de onde é e nem para onde vai”. Era filho de um amalequita. E através dele, Davi soube quais as armadilhas estavam sendo preparadas. Este é um exemplo de como Deus não nos deixa envergonhados e nem confundidos.
A tribo de Judá era uma das mais importantes da história. Mas os amalequitas tinham saqueado tudo. As mulheres, os escravos, os tesouros, e os trocavam. Mas em determinado momento vemos Davi, fugindo para a caverna, mas intenção de Deus era que ele saísse de lá, para que ele fosse para o lugar onde a bênção seria provida. Deus tinha prosperidade na vida de Davi em Judá. Já pensou? Como pode Deus ter bênção numa situação tão complicada como esta?
Há coisas em nossas vidas que não entendemos não é? Mas Deus te dá uma resposta: “você é especial, você é nobre. Continue. Eu estou trabalhando na tua vida. É lá que eu te abençoarei, é lá que te farei prosperar”.
Deus nos chamou para sermos nobres, e se por algum motivo perdemos a nobreza é hora de recuperá-la. A nobreza significa a peculiaridade nossa, o nosso valor para Deus. “Nosso” significa nossos sonhos, nossos projetos, o propósito de Deus para com as nossas vidas.
Todo nobre sonha. Não há nobreza sem sonhos. Como José. Jacó tinha visto que Deus tinha um propósito especial para a vida de José. Colocou-o para estudar, educou-o para ser um homem valoroso, e o presenteou com uma túnica. Você é diferente deles sabia? Você é peculiar para Deus. E José valorizou sua nobreza, e continuou sendo um sonhador. Você tem valorizado sua nobreza? Continua sonhando? O nobre projeta coisas boas; não fica olhando coisas ruins, não lamenta. Ele determina: “eu preciso mudar esta situação. Não foi isso o que Deus planejou para mim”, quando as coisas estiverem tomando um rumo errado. Mesmo na prisão, José valorizou os seus sonhos, e continuou sonhando. Não deixe o inimigo enterrá-los de você. A nobreza deve ser caráter, deve fazer parte da nossa vida cristã, e começa pelo sonho. Como pode a pessoa ser nobre se não sonha, não tem objetivos, não tem desígnio nenhum?
Voltando ao assunto anterior, Judá era o alvo. Você precisa ter um alvo. Se você sonha, você tem um foco. Este foco é o teu alvo. E nada pode ofuscar a tua visão; nada pode tirar o teu alvo do seu campo de visão. Davi estava escondido, e fica sabendo que tudo foi saqueado em seu lar, que era Judá. Os amalequitas roubaram tudo. Foi então que Deus lembrou a Davi que era lá em Judá que Ele tinha projeto, que Ele faria prosperar. E Deus não deixa os seus desamparados. Ele cuida da sua vida, dos seus projetos, dos seus sonhos. E se alguém mexe com você, está mexendo com Deus.
E sempre nos perguntamos: “como eu vou prosseguir?”. Tantos questionamentos, tantos fatos que nos colocam de cabeça baixa, nos colocando em prantos. Contudo, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.
Ainda que você não esteja enxergando o teu alvo, ainda que o tenham tirado de você, pode prosseguir, pois certamente você voltará a ver o teu alvo. E o nobre não empresta o ouvido dele para ouvir coisas ruins do tipo: “você não vai conseguir. Nada vai dar certo”. Ele só ouve: “esta situação vai mudar. Eu vou conseguir. Eu sei que a vitória está me esperando”. Não deixa a nobreza escapar de suas mãos. O nobre nunca desiste, mas persevera! Não desista. Levante a tua cabeça e marche em direção ao alvo.
--------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário