segunda-feira, 18 de março de 2013

Palavra do Culto de Domingo (17/03/2013) - Ministrada pela Pastora Josie

------------------------------------------------

Texto: Salmos 119:30


Ao lermos esta palavra, temos que analisar se realmente temos nos colocado na posição diante do Senhor. Será que nós temos escolhido o caminho da fidelidade, nos apegando às ordenanças de Deus?
Todos os seres humanos têm o desafio de escolher: comer ou não comer, tomar banho ou não tomar banho, levantar da cama ou não levantar… Ir à igreja ou não ir, ser fiel ou não ser fiel, obedecer ou não obedecer.
Vamos ver o que houve com Abraão (Gênesis 12:1). Ele escolheu seguir o caminho da fidelidade e o caminho das ordenanças de Deus. Ele não questionou ao Senhor. Não perguntou para aonde e nem por quê. “Ah, Senhor. Lá você vai me abençoar? Vai me enriquecer”. Não. Abraão simplesmente decidiu seguir as ordenanças de Deus. E sim, ele foi abençoado. Se Deus nos fala para ir, temos que ir; se Ele fala para ficar, fiquemos então, para que não paguemos preço. Mas quando seguimos a nossa própria vontade, nos tornamos cegos, e queremos ser surdos para não ouvirmos que a palavra de Deus está falando constantemente conosco. Fazemos como Ló (Gênesis 13:11-13). Ele escolheu ir para aonde ELE achou que era melhor. E nós, quando fazemos a escolha que nos aparenta ser a certa, nos frustramos e nossa vida começa a se voltar para o caminho da perdição. Mas Abraão foi para uma terra seca, e mesmo assim, Deus o abençoou grandemente, provendo todo o mantimento para ele e Sara (antes, Sarai).
Outro exemplo: Jeremias. Era da família sacerdotal, e lá se constituía faculdade de sacerdote. Talvez, correndo pela linhagem da família, Jeremias seria também sacerdote. Mas o Senhor fez um chamado a Jeremias (Jeremias 1:4-7). Quem escolhe a nossa vida não somos nós, e sim o Senhor Todo-Poderoso. Talvez nós não tenhamos escolhido ouvir a palavra de Deus, mas se nós estamos aqui (na igreja ou lendo a palavra ou assistindo-a em qualquer lugar) é porque Deus tem um propósito, e este propósito é de bênção.
Moisés (Êxodo 7:1-2). Mais uma vez, a ordenança de Deus. Ele manda que Moisés e Arão vão ao Egito e que Arão seja profeta, falando a Faraó para que liberte o povo. Não é diferente dos tempos de hoje. Se Deus manda, temos que fazer! Não nos acovardemos. Mesmo quando o povo está rebelde, se a ordem vem de Deus, temos que obedecer, pois a ordem vem diretamente de Deus (Números 20:8-11).
Sadraque, Mesaque e Abedenego (Daniel 3:10-18). Vamos analisar onde nós nos estamos enquadrando. Será que nós estamos nos perguntando: “Senhor, mas por quê? Eu não aguento mais isso!”. Não cabe a nós questionar a Deus. Temos que analisar a nossa própria vida, porque o erro certamente pode estar em nós mesmos. E ninguém escapa das mãos de Deus. E não era àqueles homens que Nabucodonosor estava afrontando, mas ele estava afrontando ao Deus de Israel. Se você escolher seguir as ordenanças do Senhor, você verá quantas maravilhas serão feitas.
Vamos ver Davi (1 Samuel 17:10-11). Homens de guerra haviam em Israel. Mas quando surge alguém infinitamente maior, eles começam a temer. É como alguém falando com você mas já insinuando que você não vai mais conseguir, que você já perdeu. Como se a tua batalha fosse em vão. E por que na maioria das vezes nós escutamos esta voz que nos entra pelos ouvidos e faz uma arruaça em nossa mente? Ouça a voz do Deus que é maior que este gigante na sua frente. Basta você se colocar sob a ordenança de Deus, e você verá que o gigante cairá. Davi toma uma decisão ao ouvir a afronta de Golias contra o Deus de Israel. Então tome uma decisão. Leia o versículo 43 ao 45. Davi não queria saber que era um gigante contra quem ele lutaria. Mas ele se manifestou como fiel ao Deus vivo. Estão te afrontando? Que maravilha! Pois eles não conhecem o tamanho do Deus que você serve. Mas quantos gigantes tem se manifestado de maneiras sutis… Na sala de aula, na sua empresa, dormindo com você… Em um bar… Em sites da Internet… No passado que não te deixa encarar o futuro… Mas basta você se colocar na posição, e todos esses gigantes cairão no nome de Jesus. E o que você tem feito? Recuado?
Ninguém falava algo sobre o Senhor. Mas Davi não falava nada a não ser Deus. Ele não se colocou sob sua própria força. Ele não fez do seu braço de carne o seu braço forte, e sim se colocou na posição de servo do Senhor, recusando-se a ver um gigante como os outros viam. Ele via apenas um adversário, e se prontificou a enfrentá-lo EM NOME DO DEUS DE ISRAEL!
Se coloque na posição. Pegue o teu alforje, o teu cajado, a tua botija, e ponha a tua confiança no Deus de Israel, que você vai ver a abundância de bênçãos que virá sobre a tua vida!
------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário