sexta-feira, 25 de maio de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (24/05/2012) - Ministrada pela Pastora Josie


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Jonas 1:1-12



Aqui estava Jonas. Recebeu a palavra do Senhor. E achava que o povo, para o qual ele foi ordenado que exortasse, não podia ser salvo. Assim somos nós às vezes nesse mundo. Não acreditamos que alguém possa ser salvo, mesmo sabendo que ainda há tempo para a salvação de todos.
Jonas então foi provado.
Embarcou no navio errado, por desobediência. E então sobreveio uma grande tempestade. Quantas vezes passamos por tempestades, por causa de um erro nosso, e ainda, no nosso pensamento, consideramos que Deus é mau... O querer de Deus é perfeito, e temos que fazer a Sua vontade para que cesse a tempestade.
Os marinheiros no navio queriam se aliviar de todo o peso. Mas eles ainda não sabiam que na verdade o peso não estava nos objetos do navio, e sim sobre Jonas. O que tem pesado sobre o seu navio. O que é que você tem escutado e deixado entrar no seu coração?
Há certos momentos de nossas vidas em que Deus fala: “é por aqui”, mas nós dizemos: “eu vou por lá”. Escolhermos o caminho que aparentemente é mais fácil, um atalho que no final será enganoso, e a frustração será grande... E nestes momentos se esvai de nós a consciência de que o caminho mais dolorido, o mais sofrido, o mais estreito, é o caminho que verdadeiramente nos levará à nossa vitória.
Quando tentamos fugir da presença de Deus, pensando que Ele não está vendo, a tempestade é certa sobre nossas vidas. Por algum tempo, nós teimamos em obedecer ao Senhor. E enquanto isso, as portas vão se fechando: a financeira, a profissional, a conjugal e ainda mais a espiritual. Até o momento em que realmente dizemos, com convicção e humilhação diante de Deus: “eis-me aqui. Envia-me a mim”.
Foi o que Jonas fez, no versículo 12: “lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”.
Jonas reconheceu o seu erro, a sua desobediência. O Senhor estava corrigindo-o através daquela tempestade. E Deus corrige o filho o qual Ele ama. E se Ele nos corrige, quer dizer que somos amados Dele, e Ele não quer que pereçamos no meio da tempestade. Ele nos prova. Na prova nós aprendemos a servir a Deus como Ele deve ser servido, aprendemos a amar como verdadeiramente devemos amar. Aprendemos a nos humilhar.
Deus prova apenas quem Ele aprovará. E se Ele nos prova, ele sabe que seremos aprovados.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário