terça-feira, 1 de maio de 2012

Palavra do Culto de Domingo (29/04/2012) - Ministrada pela Pastora Josie


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: 2 Samuel 12:15-25


Hoje podemos pensar: por que será que Davi era tão abençoado? Era o oitavo filho de Jessé, não era para ter nenhuma chance de ser abençoado efetivamente... Como é que ele foi abençoado?
Mas aí pensamos: ah, era um pastor de ovelhas, era sincero, era corajoso, matou um urso! Era um super-homem!
No entanto, Davi era humano, era como nós. Ele também, assim como nós, pecou. Olhou para a mulher que não devia. Mas o que diferencia Davi de muitos de nós?
Davi era temente e fiel a Deus. Ele andava com Deus, e Deus estava disposto a mudar sua história.
Nesta passagem, Davi premeditou a morte de Urias, pois tinha tomado por adultério sua mulher, Bate-Seba. Ela já estava grávida de Davi, no entanto, Davi tinha se esquecido que há alguém que vê todas as coisas. Deus faria com que a criança que aquela mulher estava esperando, morresse.
E Davi, então jejuou pela criança, enquanto viva. Mas sete dias depois, veio a resposta: a criança havia morrido.
Certamente não era a resposta que Davi queria ouvir. É exatamente o mesmo conosco. Deus não é um Deus que somente diz “sim”, pois durante nossa vida, temos que APRENDER a servir a Deus, e por isso, temos que receber às vezes um “não”. Não recebemos, muitas vezes, a resposta que queremos, mas a que Deus quer. Certas vezes temos que ouvir o que não queremos para aprendermos a obedecer à vontade do Senhor.
Mas temos que entender que um vencedor aprende a receber a realidade de forma madura espiritualmente.
Davi, no entanto, não deixou que aquela notícia o abalasse, pois quem estava no comando de sua vida era Deus. E nós temos que perceber isso. Não são os governantes do país que comandam nossas vidas, não é o nosso irmão, mais velho ou mais novo, que comanda nossas vidas. Quem comanda nossas vidas é Deus!
Davi então se levantou do chão, retirou-se do seu jejum, e se preparou para ir adorar ao Senhor no templo. Deus não te quer ver prostrado diante de uma perda. Ele quer te ver de cabeça erguida, confiante da vitória, de pé.
E os conselheiros começam a questionar a atitude de Davi. Por que será que ele jejuava enquanto a criança vivia, e quando morreu, Davi estava banhado, vestido e perfumado para ir adorar ao Senhor?
Ele teve que se banhar para tirar o cheiro da derrota, da desilusão. Teve que se perfumar para que o cheiro do passado fosse embora. Aí ele se levantou, e foi adorar ao Senhor.
Pois o banho espiritual significa deixar o passado para trás, o passado de derrota, de perda, e seguir em frente rumo à vitória preparada por Deus.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário