sexta-feira, 27 de abril de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (26/04/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Gênesis 3:1-15


Vamos ver aqui alguns erros cometidos por Adão e Eva.
1. Eva viu que a árvore era boa e agradável aos olhos, tomou, e comeu do fruto. Ela foi impulsionada pela sua visão. Desobedeceu a Deus.
2. Auto-suficiência. Adão e Eva viram que o que eles fizeram estava errado, coseram folhas de figueira e fizeram vestimentas. No entanto, não era uma folha de figueira que resolveria o problema.
3. Esconderam-se da presença de Deus. Deus é onipotente, isto é, Ele é dono de todo o poder. Deus é onisciente, isto é, Ele tem conhecimento de todas as coisas. Deus é onipresente, isto é, Ele está em todos os lugares. Então eles “supostamente” se esconderam, pois não há como realizar tal feito. “Não há criatura nenhuma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes diante daquele que tem que nos tratar”.
4. Tentando justificar o pecado com uma desculpa. O pecado é a transgressão da Lei de Deus. É errar o alvo. É a separação entre o homem e Deus; ele gera um abandono a Deus (não de Deus ao homem). Quando pecamos, nós recuamos, nós nos afastamos. O pecado nos separa de Deus, literalmente. E Deus não ama o pecado, mas ama o pecador, tanto é que, apesar de nós nos afastarmos Dele através do pecado, ele ainda nos ama.
Por conta disso, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, e Deus colocou querubins para proteger o Jardim.
Essa natureza pecaminosa se propagou pelos descendentes do casal. Sansão se envolveu com a mulher errada e quando viu, já estava tomado pelos filisteus; Saul deixou, com a sua ambição, que o Espírito de Deus se apartasse dele.
Em Provérbios há uma passagem que diz que todo aquele que encobre a transgressão não prospera, mas aquele que confessa, alcança a misericórdia. Então aquele que peca, ignorando tal fato, vai se tornando escravo do pecado.
É por isso que temos que andar debaixo da orientação do Espírito Santo: para evitarmos o pecado em nossas vidas.
Antes de saírem do Éden, Deus anunciou a promessa de destruição do pecado, iniciando pela inimizade entre a serpente e a mulher. E Deus deu vestimentas feitas de couro de carneiro, que realmente poderiam tampar-nos do mundo.
E quando nos envolvemos no pecado, entramos em um conflito conosco mesmo. E muitas vezes não oramos, não meditamos na palavra, sequer falamos com Deus. E começamos a monologar, falar sozinho, pensando na situação.
É hora de acordarmos. Chega de viver no raquitismo, chega de tentar crescer, prosperar, de ser bem-sucedido, sem negarmos a nós mesmos, sem assumirmos nossa verdadeira natureza. Não adianta tentarmos tapar o sol com uma peneira. O irmão que anda conosco não conhece a nossa vida, não sabe o que se passa conosco. Mas Deus sabe de todas as coisas, e tem uma promessa em nossas vidas. Basta nos entregarmos a Ele de corpo e alma. E o mais, Ele fará.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário