domingo, 22 de abril de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (19/04/2012) - Ministrada pelo Evangelista Alberto


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Marcos 10:46-52


“Jesus, maior que Josué”.
Hoje, se formos estudar mais a fundo, podemos concluir que era impossível aos discípulos entrar em uma cidade como Jericó, pois era uma cidade amaldiçoada, abominada, de acordo com a lei de Moisés.
No livro de Josué, capítulo 6, versículo 26, nós perceberemos que Josué lançou uma maldição sobre a cidade de Jericó: “maldito o homem que se levantar e edificar sobre Jericó. O primogênito descerá à sepultura, e o caçula se assentará às portas de Jericó”. E ele sabia o poder que havia em suas palavras. Ele simplesmente lançou esta palavra sobre a cidade.
Mas quinhentos anos depois, um homem que reergueu Jericó, após ter colocado o último fundamento de Jericó (leia 1 Reis 16:34), a palavra lançada por Josué se cumpre sobre este homem, que era Hiel, o betelita.
Acontece que, quem estava passando neste momento por Jericó era Jesus Cristo.
E o cego que estava às portas da cidade era Bartimeu, filho de Timeu, que também foi um homem que se estabeleceu em Jericó. Bartimeu era o caçula deste homem, então ele estava às portas de Jericó. E quando Jesus estava passando, o cego ouvia falar Dele. No entanto, ele ouviu como o Nazareno.
Porém para ele não fazia sentido, pois segundo o que ele sabia, Jesus, o Messias, viria da tribo de Judá. E Nazaré não fazia parte da tribo de Judá. Portanto, Bartimeu não apenas clamou a Jesus, como também reconheceu a sua natureza, sua origem.
E muitas vezes nós erramos, por não sabermos a vontade original de Deus, o plano principal Dele para nossas vidas. E consequentemente, não recebemos a bênção que esperamos, por não reconhecer a supremacia do Senhor, o seu poder sobre nós.
Além disso, Bartimeu teve fé, e ela foi provada quando Jesus falou: “vai. A tua fé te salvou”. E também, a nossa falta de fé acaba nos prejudicando. Por que é que se nós clamássemos, o Leão da Tribo de Judá não nos socorreria? Por que é que se nós suplicarmos, o Messias, o Filho de Davi, não nos ajudaria?
Ele é o Todo-Poderoso, e a nossa confiança nele nos tira de Jericó e nos leva para Jerusalém. Jerusalém é terra de bênção. De longe, até de Jericó, é possível contemplar o brilho do ouro que reluz daquela cidade. E Jesus estava seguindo para Jerusalém; e por onde ele passava, qualquer maldição era quebrada. E Bartimeu seguiu Jesus pelo caminho, isto é, para o caminho em direção à bênção!
É por isso que quando seguimos Jesus no caminho que Ele traçou, só cabe a nós compreender que haverá uma bênção no final, pois Jesus está nos conduzindo para a Jerusalém. A Nova Jerusalém.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário