domingo, 2 de junho de 2013

Palavra do Culto de Ceia (Domingo, 02/06/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

--------------------------------------------

Texto: Gênesis 32:22-29

Há na vida de cada pessoa ocasiões decisivas e aflitivas (que afligem). No momento de sua decisão, onde houver aflição, tenha certeza: ali, Deus fará algo grande em sua vida. Sabemos que Jacó nasceu agarrado ao pé de Esaú, seu irmão. Esaú, o primogênito, seria abençoado (ele então seria o responsável sobre a casa e, sobre a ordem de Deus, ele abençoaria o povo de sua aldeia). Mas Esaú, por causa da emoção, da vulnerabilidade, por causa do estômago vazio, trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas. Isaque já estava velho. Na hora de abençoar seu filho (quando Esaú tinha negociado com Jacó, e sua mãe já sabendo), abençoou a Jacó e não a Esaú, pois foi enganado por uma tentativa de imitar a voz do primogênito, e de pele de carneiro. Mas depois, quando Esaú chega, cai em si e quer sua primogenitura. Mas já era tarde; o que estava feito não podia ser desfeito. Há muitas situações em nossas vidas que são irreversíveis. Mas quando nós não deixamos a ira tomar conta do nosso coração, aí Deus trabalha.
Esaú, no entanto, irou-se contra Jacó. Não troque a sua primogenitura. Não negocie a sua bênção. O Senhor te deu. O que estragou o homem foi o pecado, o desejo da carne.
Jacó foi abençoado por aquele homem naquela hora. Mas ele não se contentou em sair sem ser abençoado, pois era uma necessidade de ter um auxílio que vai além da consciência humana. Transcende o sentido da vida. É divino. E Jacó queria aquilo, portanto pediu.
E qual foi a bênção que ele recebeu?
Agora Esaú estava "espumando pela boca" procurando por Jacó. E Jacó pediu para que fosse livrado de seu irmão. Jacó foi salvo de um perigo de morte. Foi perdoado o grande mal de seu nome (Jacó significa "enganador"). Seu nome foi mudado para Israel. Israel tornou-se uma nação poderosa.
E a bênção se tornou maior ainda (leia Gênesis 33:4). Deus mudou a visão de Esaú que, quando encontrou Jacó, abraçou-o, beijou-o, e eles choraram! Deus muda a visão daquele que se levanta contra ti!
O que falta para nós hoje para que recebamos uma bênção tal? Falta ter paz no coração e na mente. Não há nada que esteja em oculto que não seja para ser revelado, pois Deus diz que nada ficará oculto na face da terra. Se você disse: "ah, mas faz tanto tempo!", prepare-se, pois mais cedo ou mais tarde, esta situação virá à tona a fim de ser resolvida.
Se algo está fazendo separação entre você e sua família, seu cônjuge, não adianta você tentar se distrair com algum prazer mundano, pois quando você sair de lá você precisará abrir a sua boca e falar com alguém. Portanto, entregue nas mãos do Senhor.
Deus tem um novo nome para a sua vida. Receba da parte do Senhor. Isto é profético.
Qual é o lugar de bênção? É o lugar aonde você luta. O lugar no qual você não encontra saída, onde você não vê uma luz no fim do túnel. É aí que Deus quer te abençoar. Mas para isso você deve falar com Ele, clame a Ele, adore a Ele! Quando adoramos a Deus no pouco que temos, Deus nos colocará no "muito". Mas não é apenas financeiramente. É em todos os aspectos da vida. É na humildade, na confissão, é na humilhação que Deus abençoa. O que era perseguição na vida de Jacó se tornou união.
É hora de começar uma nova vida com Deus, pois águas passadas não movem moinho. Deus sempre faz aliança com a igreja, mas muitos infelizmente não fazem o mesmo com Deus. É hora de nos levantar para viver uma nova vida com Cristo.
---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário