sexta-feira, 14 de junho de 2013

Palavra do Culto de Quinta-Feira (13/06/2013) - Ministrada pela irmã Daniela

-----------------------------------------

Texto: 1 Reis 19:1-3



Jezabel toma conhecimento de que Elias foi até um determinado lugar fazer o que Deus havia mandado. Ele retornou a Acabe, conforme Deus havia mandado, dizendo que não iria chover. Assim foi durante três anos. Após isso, Deus mandou que Elias voltasse a Acabe, dizendo que iria chover. Mas Elias não fez somente o que Deus havia mandado. E assim como nós, Elias errou, pois muitas vezes, fazemos mais do que Deus manda. O que parece ser uma bênção na verdade não é.
Mas Elias não havia feito apenas o que Deus havia mandado. Ele fez várias outras coisas: um desafio dos “deuses” para provar que o nosso Deus é verdadeiro... Fez uma “algazarra”.
E Acabe faz com que Jezabel saiba o que Elias estava fazendo. Portanto, Jezabel ordenou que fosse feito com ele o mesmo que ele havia feito contra os profetas de Baal (que foram mortos). Então, Elias fugiu. Foi-se refugiar em Berseba, onde pediu a morte!
Mas mesmo errando (afinal, o ser humano erra), o Senhor se compadeceu dele e, através do anjo, Deus manda provisão no meio do deserto: pão cozido e uma botija de água! Mas a situação que ele estava passando, uma analogia à nossa, aconteceu por ter feito mais do que Deus pediu. Em outras palavras, o que Deus NÃO havia pedido. Às vezes pagamos um alto preço por colocarmos um ponto final onde deveria estar uma vírgula. E mais: a todo o tempo, Deus fala: Eu estou contigo, não temas! Temos que estar atento à Sua voz.
Passamos por aflição, por decepções, por fome, por problemas espirituais. Sim, às vezes, nós entramos em conflito. Mas Deus nos diz para sairmos da caverna. Saia da mesmice. Elias estava pagando um preço. Ele havia sido obediente, sim, até certo ponto. Depois disso, ele se descuidou. Mas Deus nunca deixou a vida de Elias desamparada. Por mais que recorramos à pessoa errada, no momento errado, dizendo as coisas erradas, fazendo tudo errado... Ainda assim, Deus está conosco. Mas será que nós estamos com Deus?
Muitos aí estão enlouquecendo, pois qualquer problema financeiro ou aquisitivo (por mais fútil que seja) é motivo de suicídio. Eles podem ter tudo o que um homem sonharia, mas não conhecem o verdadeiro Caminho. Não conhecem a palavra, não conhecem a Deus. Nós estamos aqui porque Deus não nos deixou.
------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário