segunda-feira, 17 de junho de 2013

Palavra do Culto de Domingo (16/06/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

Com participação do grupo de senhoras Luz Divina:



-----------------------------------------
Texto: Hebreus 1:1-2

Desde o início, Deus vem falando com o homem, isto é, revelando-Se para a humanidade, falando com ela de várias maneiras. Ele manifesta Sua vontade em nossas vidas. Deus fala através da palavra, através do Espírito Santo, através da natureza... Através até de anjos. Nós não O vemos, mas O reconhecemos pelo que tem acontecido conosco: milagres, bênçãos, livramentos. Isto vem concluindo a manifestação de Deus em meio à humanidade. Salmo 19: "os céus proclamam a glória de Deus". Ou seja, realmente, Deus usa também a natureza para falar conosco. Assim como usou o Dilúvio. Deus avisou o povo para que se consertasse, e Ele cumpriu sua palavra, através de um ato no meio da natureza (Gênesis 7:17).
Também, Moisés subiu ao monte para falar com Deus, e sucedeu que Deus ordenou a Moisés que tirasse as sandálias por estar pisando em terra santa. E ao falar com Moisés, Deus usou uma sarça ardente, que não se consumia com o fogo. Também Gideão pediu a Deus um sinal de que ele venceriam os amalequitas apenas com aquela quantidade pequena de homens, apenas 300. Deus falou com Gideão através do novelo e do orvalho, segundo o pedido de prova de Gideão. Também Deus falou com Elias através do vento suave, depois do fogo, do terremoto e do vento forte. Falou também com Jeremias através do vaso na mão do oleiro, que se quebrou em sua mão, e o oleiro tornou a fazê-lo.
Usou as estrelas para sinalizar aos três reis o lugar em que o Messias havia nascido. E também usou uma jumenta para falar com Balaão. A natureza é a primeira maneira de Deus falar com o homem. Em Hebreus, no capítulo 1 e nos versículos 13 e 14, vemos que Deus fala através dos anjos. Ele são espíritos ministradores a serviço de Deus para os que herdarão a salvação. Com o tempo, Deus sentiu necessidade de enviar mensageiros a falar conosco em nome de Deus. E isso o que os anjos são. A palavra "anjo" significa "mensageiro". Deus tem anjos ao serviço dEle, ao nosso favor, como em Gênesis 22:11-15, manifestando-se para Abraão, avisando-o para que não sacrificasse seu único filho, visto que realmente estava provado a fidelidade de Abraão para com Deus. Após 75 anos de promessa, finalmente veio Isaque. Mas parece que Abraão "se esqueceu" um pouco de Deus. Deus, por sua vez, quis provar a fé de Abraão. E Abraão o fez. O anjo bradou dos céus. Também aconteceu com Ló. Deus enviou dois anjos para que o tirasse de Sodoma e Gomorra. Jacó também foi visitado por um anjo, agarrando-o e dizendo-lhe: "não soltarei enquanto não me abençoares". Deus enviou um anjo a Maria, para notificar-lhe da vinda do Salvador pelo seu ventre.
Deus também fala conosco através de sonhos e visões. Deu fala conosco através de outras pessoas. E também através da Bíblia. A Palavra de Deus. Mais afiada que uma espada de dois gumes, capaz de penetrar o profundo da alma, e de discernir as intenções da mente e do coração humano.
Isto é, Deus está a todo momento falando conosco. Portanto, nós devemos estar atentos e perceber.
-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário