quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (19/07/2012) - Ministrada pela irmã Daniela

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: 1 Reis 17:8-12

O Senhor manda Elias sair de uma terra escassa, e o manda para outra terra também escassa, onde há uma pessoa que o iria alimentar. Uma situação parecida se manifesta em nossas vidas. Às vezes perguntamos: como será que Deus me manda de uma situação ruim para encontrar uma pessoa que não está senão igual ou pior do que eu? Eu não vejo nada de bom nisso.
Acontece que Deus sabe que na hora certa a bonança virá.
No entanto, o que nós entendemos... O que vem à nossa mente quando ouvimos a palavra “bonança”? Dinheiro... Carrinho de compras... Tanque cheio... Na verdade, a bonança é tudo isso. Porém muitos se esquecem que também há a escassez espiritual, assim como há a bonança espiritual. E muitos irmãos, quando se encontram na escassez monetária, se intimidam mais com Deus para que envie uma providência. O dinheiro acabou (o dinheiro que você usaria para ir passar o fim de semana com os amigos, talvez), então você vai para a igreja, ou pro quarto, orar. Pedir para que Deus envie uma providência.
E infelizmente há muitos que precisam que Deus permita a escassez. Do contrário, eles deixariam os caminhos do Senhor. Mas há também situações que Deus permite, e também há as que nós procuramos. Então temos que vigiar, e ver o erro que está em nós, em nossa atitude. Podemos também estar passando pelo deserto por falta de sabedoria, de discernimento, e falta de obediência.
E assim, temos que tomar cuidado também com nossa aparência enquanto estamos passando pela escassez. Há pessoas que já passam a ideia de derrota apenas por aparecer em cena. Qualquer um que o vê já identifica que ele é derrotado, que ele é acabado.
Temos que ser daqueles que, mesmo passando pelo deserto, dão glória, adoram e louvam a Deus com vigor e com alegria, pois confia no Senhor. Se você confia no Deus que você serve, se alegre, e faça a vontade Dele.
A bonança vem quando nos entregamos por completo a Deus, nos humilhando e mostrando reverência diante dele.
Mas o que falta em nós, para que passemos para a bonança? Será que mesmo na escassez temos estado firmes na presença do Senhor? Será que mesmo sem as condições necessárias, temos servido a Deus com fidelidade? Porque há muitos que pensam que eles mesmos são os deuses, que eles ditam as regras. Mas quem determina a condição do homem é Deus. Ele é quem está no controle de tudo. A tua botija, o teu espiritual, acima de tudo, é questão sua com Deus. Pode tudo na sua vida ir abaixo. Mas quando você está sempre firme, caminhando com passos fortes na presença do Senhor, Ele envia sua graça e sua misericórdia para sua vida. Agora, cuidado para na hora da bonança, você não colocar as coisas ganhas em primeiro lugar, pois isso não pode substituir a presença de Deus. Não foi você quem abriu a porta, ou que mereceu que ela fosse aberta. Foi Deus quem abriu, porque Ele sonhou-a para você um dia. Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e as outras coisas serão acrescentadas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário