segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (23/02/2012) - Ministrada Pela Pastora Josie

---------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Gênesis 15:1-11

Quando as nossas atitudes impedem as bênçãos de Deus?
Quando as atitudes que nós tomamos são precipitadas. Precipitado é aquele que não reflete. Que tomam atitudes sem pensar em suas conseqüências. Muitos cristãos se encontram nessa situação, onde não agüentam esperar, não têm paciência, e tomam decisões que acabam prejudicando a sua vida.
Abraão não tinha filhos. Mas mesmo assim, queria dar continuidade à sua descendência. E Abraão creu na promessa de Deus.
Mas o que Abraão fez? Ele não agüentou esperar! Aceitou a proposta de sua mulher para que se deitasse com sua serva.
Então teve um filho com a serva, Agar. Sendo que Deus já havia determinado que o herdeiro de Abraão seria um filho dele com Sara.
Quantas vezes vimos à igreja, ouvimos a palavra de Deus, e logo a esquecemos, precipitadamente tomando decisões que contrariam o que Deus havia nos falado. Agimos sem pensar, e acabamos na origem da precipitação.
O precipício.
E se pedirmos por ajuda, o mundo não estenderá a mão para nos pegar. Mas quando realmente clamarmos com o nosso coração sincero, Deus nos acolherá.
A decisão precipitada muitas vezes é tomada porque nos vemos diante de uma tentação que parece favorecer a nossa situação. A decisão de Sara levou à inimizade entre ela e sua serva, fazendo com que ela (Agar) fugisse.
Mas o anjo, no deserto disse a Agar que voltasse, pois ele sabia que ela não era a culpada, no entanto, ela se reconciliaria com sua senhora, e deixaria a vontade de Deus se cumprir na vida de Abraão.
Quando Deus faz uma promessa, cabe a nós apenas ESPERAR. No entanto, ao ouvir a voz de Sara, Abraão viu aquilo como uma ajudinha ao Senhor, sendo que Ele não precisa de ajuda. Ele precisa tão somente da nossa espera, pois é na espera que nós somos recompensados.
Quantas vezes casamentos são destruídos porque não tiveram uma base na promessa de Deus? Às vezes Deus promete um varão para uma mulher que, em sua IMPACIÊNCIA, cai no mundo afora e diz que encontrou um “deus grego”. Temos que tomar cuidado com o jugo desigual! Pois nós servimos a Deus. Não adianta tentar achar soluções mais rápidas ou práticas no mundo, pois se Deus fez a promessa, temos apenas que esperar.
Então, quando a mulher casa com o indivíduo, já percebe que tudo está indo por água abaixo, e diz que vai convertê-lo. Depois de muito tentar, não consegue. Porque ela sabe que seu varão foi prometido por Deus, e não foi aquele com quem ela se casou!
Deus já nos avisa para não tomarmos decisões precipitadas, pois Ele dá o livre-arbítrio. As diretrizes também. Cabe a nós seguir. No entanto, não adiantará nada chorar por um erro nosso, gerado pela impaciência.
Outra precipitação. Moisés, quando olhou do monte o povo adorando a um bezerro de ouro, quebrou as tábuas da lei, pois seu coração estava moído devido ao fato de que o povo já havia escrito outra história para ele mesmo. Muitas vezes nos precipitamos porque nós vemos uma promessa ser quebrada, sem saber que a promessa ainda assim seria cumprida, pois foi feita por Deus.
Davi. Cometeu um grandíssimo erro. Ele achava que podia ter quantas mulheres quisesse, mas cometeu um erro. Além de ser precipitado, ele premeditou sua própria precipitação. Ele agiu pelos seus olhos, pelo que viu lá da sacada. Preferiu beber de uma fonte que não era sua. E como conseqüência, vemos a fase mais triste do homem que foi chamado “segundo o coração de Deus”.
É por isso que Deus nos avisa. Porque Ele não quer que nós caiamos do precipício, mas que nós escalemos a montanha em direção ao alto, pois quando temos paciência, Deus ouve, Deus responde, e nós somos fortalecidos. Quando menos esperamos, a promessa se cumpre. Salmo 40:1. “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário