segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Palavra do Culto de Domingo (19/02/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: II Crônicas 20:1-26

 Josafá. O quarto rei de Judá, e o sexto da linhagem real de Davi. Aos trinta e cinco anos, quando começou seu reinado, já zelava pela obra de Deus, com um reinado de prosperidade. Um homem que buscava sabedoria de Deus, e até mesmo nos tempos mais difíceis, Josafá buscava ao Senhor.
Foi um rei vitorioso em suas guerras, onde uma das principais foi a guerra contra os filhos de Amom e de Moabe, que se reuniram para se vingar de uma guerra anterior, onde existia a aliança entre Josafá e Jeruel, rei de Israel.
É assim que acontece.
Só pelo fato de nós zelarmos pela palavra, pela obra de Deus, nós somos agraciados com suas bênçãos infindáveis. Só pelo fato de louvarmos o nome do Senhor, não pelo que ele pode nos dar, mas pelo que ele é, automaticamente nós recebemos uma porção de Deus.
Por isso que muitos que colocam seu coração em coisas materiais, simplesmente não são abençoados, pois esta muitas vezes não é a vontade de Deus. Agimos muitas vezes pela emoção, e não pela unção. Às vezes até demonstramos um resgate de nossos talentos enterrados, mas é mais pelo bem material do que pela integridade da adoração.
Josafá, mesmo com muitos bens, muitas riquezas, colocava seu coração na obra de Deus em primeiro lugar, não permitindo que ela fosse abaixo. Quando soube que os filhos de Amom juntamente com os moabitas se juntariam para se opor a ele, e já haviam atravessado o Mar Morto e já estavam em En-Gedi, temeu muito, e clamou ao Senhor.
O Senhor usou um dos levitas de Asafe, que era Jaaziel para dizer que Judá sairia vitoriosa da batalha.
E muitas vezes Deus usa alguém para falar conosco, mas nem damos ouvido. Parece que estamos mais preocupados com outra coisa, provavelmente que envolva nosso bem-estar.
Mas quando damos ouvido à palavra de Deus e a obedecemos, não há com que se preocupar, pois a ordem de Deus é cumprida independentemente de toda e qualquer circunstância.
Ao amanhecer, o exército de Judá estava no deserto. Deus fez com que os amonitas e os moabitas lutassem entre si, se autodestruindo. E quando o exército deu por si, já havia apenas corpos mortos dos adversários. Não havia restado ninguém. A guerra já estava vencida. E levou três dias para que os filhos de Judá saqueassem seus adversários, pois eram muitos tesouros para carregar.
No quarto dia, Judá louvor ao Senhor, em gratidão pela vitória na guerra.
Na verdade, essa vitória foi resultado de muito clamor, jejum e oração. É nos problemas mais difíceis que nós somos testados e provados pelo nosso Deus. Aí, muitas vezes o problema já não é mais o problema, mas a maneira que nós nos colocamos diante dele. Se nós nos dispormos a orar, buscar e clamar ao Deus de Israel, e esperarmos nele, não precisaremos nos preocupar, pois o mesmo Deus que ouviu a nossa oração é o Deus que nos responderá, e nos concederá bênçãos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário