domingo, 26 de maio de 2013

Palavra do Culto de Domingo (26/05/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-------------------------------------
Texto: Lucas 15:11-18

A trama da ilusão, o engano da mente, é o fato de tomar algo por outro. Você toma algo, pensando que é bom, mas na verdade não é. A ilusão da mente é quando se tem algo, mas na verdade, não é aquilo que se pensa. E não é algo bom, e sim, ruim. Parece ser bom no estado presente, mas no futuro acarretará consequências ruins.
E aqui há a parábola do filho pródigo, ou perdido. Perdido pois ele viajou a um país desconhecido, onde ele não conhecia ninguém, com pessoas de diversas classes das mais diversas criações e intenções, talvez intenções de passar a perna em outras pessoas, de destruir vidas. E ali ele sofreu grande decepção pois seu dinheiro havia acabado e agora ele estava passando fome. É importante que o crente hoje em dia saiba diferenciar o sonho da ilusão.
Alimentar o sonho é criar uma expectativa concreta, fazendo criar esperanças em algo real e tangível. Ter uma ilusão é alimentar um desejo desgastante de forma que aquele desejo, quando realizado te faça cair em consequências desastrosas. E muitas vezes nós nos deixamos levar pela ilusão. Deixamos que os nossos sonhos se tornem ilusões. Mas o que Deus tem falado para nossas vidas, as profecias, as promessas, não duvide que vá ter levante, luta, provação, mas Deus testificará no teu coração que aquilo se transformará em bênção na sua vida. Quando um sonho se realiza, você fica contente, sim, mas de forma equilibrada.
A ilusão é o contrário da realidade. Ela apenas usa a realidade como máscara, como capa. Às vezes a ilusão chega tão próximo da realidade que não sabemos distingui-las.
A ilusão é engano do sentido ou da mente, de forma que tome uma coisa por outra. Ela assume aparências que encobre a verdade, a realidade essencial. Por exemplo, as lâmpadas de um letreiro luminoso, na verdade não estão acesas, mas é um acender e apagar constante de luz.
Quando você se deparar com uma situação, afaste-se para olhar melhor, para observar, pois pode se obter mais detalhes daquela situação de fora do que de dentro, pois se for de dentro, você já estará preso em uma possível ilusão.
Existem ilusões que tem como fonte a astúcia do maligno, que podem criar situações ilusórias que fazem um irmão julgar o outro por coisas que ele "acha" que viu ou ouviu. Até na maneira de nós falarmos, podemos levar a pessoa a se iludir com algo sobre nós.
A ilusão de alcançar o poder: é como Adão e Eva, que desejaram ser tão sábios quando o próprio Deus. E quantas vezes nós aceitamos certos conselhos que não devem ser aceitos de pessoas que dizem ter passado pela mesma situação, e que, mesmo parecendo suspeito, você não se importa e dá ouvidos e sem consultar a Deus ainda por cima. Quando você menos espera você já está mergulhado no caos da situação gerada pela ilusão de aceitar o conselho. Siga apenas o conselho da palavra de Deus, e não de fora para a tua criação, para a sua formação, para a sua vida. Continue seguindo os mandamentos de Cristo para que você conquiste seus sonhos sem se colocar dentro de uma ilusão, pois com a ilusão você começa a buscar uma maneira mais prazerosa de aproveitar a vida, mas no final acaba sofrendo em dobro.
Cuidado com casamento ilusório, cuidado com amizades ilusórias (você pode adquirir as práticas e os costumes deles, você pode deixar de orar, de buscar por causa das amizades, e à hora que você precisar usar do poder de Deus, não haverá efeito algum). Cuidado com as ilusões da vida. O jovem aqui retratado passou a viver dissolutamente. Ele queria aproveitar intensamente a liberdade na vida e estava vivendo muito bem, até perder tudo. Deus tem te dado liberdade, o alimento tem sido colocado. E o que você tem feito?
Deus é santo, e o povo que ele escolheu é um povo santo, de boa índole, boa conduta, íntegro! E este povo reflete como um espelho para o mundo a glória dEle!
Quando o jovem se deu conta de sua realidade que não era favorável à sua sobrevivência, decidiu apascentar porcos, chegando até querer a comida daqueles animais que eram considerados imundos. Mas ele reconheceu o seu grave erro, e, humilhando-se, resolveu retornar à casa do pai. A ilusão logo foi substituída pela realidade. A tua fé é a mesma? Ou a tua fé mudou? Você tem crido em Deus? Ou você tem confiado em si mesmo e nas pessoas à sua volta? Confie no teu Deus, mesmo que as outras pessoas duvidem de você e do propósito do Altíssimo para com a tua vida, pois o Todo-Poderoso estará sempre contigo.
--------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário