domingo, 19 de maio de 2013

Palavra do Culto de Domingo (19/05/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

--------------------------------------------

Texto: 1 Pedro 5:7

Quem no mundo hoje não quer ser feliz? Mas será que realmente sabemos o que é felicidade? Sabemos de fato do que se trata a felicidade? O que é a verdadeira a felicidade?
Houve um homem nos Estados Unidos chamado Dennis Plummer, que queria conhecer melhor as pessoas na sua nação. Após um tempo, já formado em psicologia, já havia falado com todo tipo de pessoas em quase todas as cidades. E o que ele havia percebido em comum era que todas elas procuravam de certo modo, questionando, o sentido da vida. Nisso, era possível perceber a predominância do tédio, onde as pessoas viviam e não sabiam para quê. As pessoas tinham fome de bem-estar, necessitando descobrir um novo rumo para a vida.
Talvez você tenha entrado na igreja várias vezes para buscar um sentido para a tua vida, e você tem se julgado pelo seu estado presente, esquecendo-se do que você já passou; quem você era e o que você fez. Mas a felicidade não é ter tudo o que queremos, à hora em que queremos e da maneira que queremos. A palavra felicidade traz o significado de ter alegria, satisfação, independentemente do que esteja acontecendo. As pessoas no mundo inteiro, ou a maioria delas, está procurando a felicidade. E muitas delas estão abandonando o evangelho, talvez por negligência de um pastor, de uma autoridade eclesiástica... Talvez, não. Mas nós somos responsáveis pelos nossos atos. E muitas vezes a consequência tem sido ruim. E nós tomamos certas atitudes que, por mais que sejam ruins e nos levem a consequências destruidoras, nós o fazemos por procurar a felicidade aqui no mundo. E o único que pode nos dar a verdadeira felicidade é Deus.
Na nossa trajetória de tentativas de adquirir felicidade, nós acabamos em tédio, pois procuramos e procuramos e não achamos, pois felicidade terrena é temporária. Mas a partir do momento em que encontramos Jesus, nossa vida ganha sentido, e começamos a ser verdadeiramente felizes. Só Ele pode atender às nossas necessidades.
Jesus é quem tem o maior interesse em nosso bem-estar; Ele declara em João 16:24 o seguinte: “Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo”. Ele quer que sejamos alegres; logo, Ele quer alimentar os nossos sonhos, os nossos projetos; a nossa vida. Resumindo, ele quer que sejamos felizes. Mas para que haja essa mudança é necessário que nós demos espaço.
“Ah, mas eu não estou sentindo alegria em minha vida. Não sinto prazer. Tenho desgosto desta vida de monotonia, onde nenhuma novidade acontece”. Com Jesus isso não pode acontecer. Ele declara que nossa alegria seja completa, e não apenas isso: Ele também nos ajuda a alcançar a alegria, através da Sua palavra. Por onde Jesus passava, o que estava triste tornava-se alegre, o enfermo era curado, o que tinha tédio passava a ter entusiasmado. As crianças sorriam e as mães se emocionavam em alegria. Jesus havia visto a necessidade do numeroso público ali reunido. A transcendente fórmula da felicidade humana são as bem-aventuranças.
Mas você pode observar: essa fórmula apresentada por Jesus, na maioria das vezes, é vista por nós como paradoxal. Parece que é contrária ao rumo que queremos tomar para sermos felizes. E é isso o que precisamos entender: os caminhos de Deus, os pensamentos de Deus, a vontade de Deus... Tudo o que é de Deus difere das nossas coisas, pois somos carne, e Deus é inteiramente perfeito. Um exemplo: Ele disse: “bem-aventurados os que choram”, e nós pensamos: “mas como pode alguém que chora ser bem-aventurado?”. Devemos entender que este choro não é por dor física, mas por uma necessidade de ter o espírito alimentado. E Jesus Cristo é o pão que nos alimenta; o pão da vida. E Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima. E a partir do momento em que tivermos nosso espírito alimentado por Jesus, estaremos fortificados para enfrentarmos as adversidades da vida.
A sua felicidade nunca será completa no mundo, mas sim com Jesus. E ela não virá nos momentos de bonança. Ela virá nos momentos de luta, em que estaremos contentes pelo que está acontecendo, sabendo que Jesus é o autor e o consumador da nossa fé. É Ele quem nos dá a esperança de prosseguir. Mas você deve valorizar a si mesmo. Pois não adianta você parar no meio do caminho quando vê alguém próximo a você que parece estar muito bem e muito feliz, e você na mesma rotina. Caro irmão(ã), da mesma maneira que Jesus te valorizou naquela cruz, aprenda a valorizar a si mesmo(a), para que Ele derrame Suas bênçãos sobre a tua vida.
Portanto, viva com entusiasmo, para que você aprenda a saborear a vida mesmo passando por dificuldades. Você será feliz, pois você saberá o valor da sua vida. O resultado do alimento da esperança é a vitalidade, é o domínio da alegria sobre a tristeza. Essa é a verdadeira felicidade.
------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário