domingo, 3 de fevereiro de 2013

Palavra do Culto de Ceia, Domingo (03/02/2013) - Ministrada pela Pastora Josie

----------------------------------------------------------------------

Texto: João 11:40

Este texto da palavra do Senhor, muito conhecido, fala sobre fé. A fé que muitos de nós hoje, com tudo o que está ocorrendo no mundo, tem sido enfraquecida. Mas o Senhor nos alerta que a fé é o firme fundamento daquilo que não se vê, e a prova daquilo que se espera. Pela fé nós conquistamos o impossível.
O texto nos dá algumas lições.
1. O fato de nós sermos amigos de Jesus não nos isenta de passar por adversidades. Mas há uma diferença entre ser amigo e ser “não-amigo” de Jesus. Quem é amigo de Jesus passa pela prova louvando a Ele. Aquilo que você está passando não é para a morte, mas para a glória de Deus. E infelizmente há tantas igrejas que pregam um evangelho que não existe: o da prosperidade fácil. “Venha para Deus e você terá casa, carro, etc.”. A própria Palavra de Deus fala: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Vemos aqui um exemplo: Lázaro, um amigo muito próximo de Jesus havia falecido. E o Senhor Jesus amava a família de Lázaro, e quando este adoeceu, Jesus estava fazendo Sua obra. Marta, irmã de Lázaro, pediu que enviasse a mensagem de que Lázaro estava enfermo. O mensageiro repetiu as palavras de Marta. As palavras dela não foram: “aquele que te ama, está enfermo”. Não. Mas ele disse: “Mestre, aquele que TU amas, está enfermo”. É algo lindo de se perceber, pois é o amor de Jesus Cristo para com as nossas vidas. E o Mestre disse: “esta enfermidade não é para a morte”.
E mais: Jesus não chega à hora que NÓS queremos, mas na hora que ELE quer. E esta é a perfeita.
Há mais um exemplo: Jesus estava dentro do barco com os discípulos. E a tempestade sobreveio mesmo com Jesus no barco. E os discípulos então se desesperaram: “Mestre! Acaso não se importa que morramos?”. Mas Ele pode mudar qualquer situação. Jesus, que estava dormindo, ordenou que o mar se acalmasse e que o vento cessasse, e houve grande bonança. Este é um exemplo de que não é por sermos amigos de Deus que não passaremos por adversidade. Cristo nos testa. Ele prova onde está firmado o nosso coração. Pois é muito fácil dizer que Jesus é bom. Mas e na hora da adversidade?
2. Às vezes nós queremos que a nossa crença, ou seja, aquilo que nós cremos seja a nossa própria vontade. Mas o que devemos fazer tão somente é esperar no Senhor, crendo Nele, tão somente. Um exemplo disso é a multiplicação de cinco pães e dois peixes para uma multidão. Levantando o alimento ao céu, Jesus DEU GRAÇAS. E então começou a distribuir para o povo.
Muitas vezes nós não recebemos a bênção por não estarmos preparados. Quantos que hoje passam por uma campanha, que batalham dia após dia durante certo tempo, e quando recebem a bênção, saem de cena de fininho, sem agradecer a Deus... Por isso temos que tão somente agradecer a Deus, pois sua misericórdia é o motivo de não sermos consumidos.
Deus molda o nosso caráter, a nossa vida. Como fez com Abraão. Por muitos anos Abraão esperou. No decorrer desse tempo, Deus estava moldando o caráter de Abraão. Se Deus tivesse dado filho a ele com seus 25 anos de idade, com condições físicas boas, etc., seria algo normal. E Deus não é Deus de coisas normais. Ele é Deus de coisas surpreendentes. Por isso Ele teve que moldar primeiro o caráter de Abraão, para fazer dele o maior exemplo de fé que a história já teve. É o mesmo conosco: Deus não quer que fiquemos da mesma maneira. Ele molda o nosso caráter, para que sejamos um vaso novo, com uma nova fé, uma nova unção.
Ele, às vezes, permite que passemos por certas situações, para que nossa fé seja provada, e, consequentemente, acrescida.
Jesus chegou até Lázaro após quatro dias de falecido. Mas porque após quatro dias? Por que não três? Por que na cultura da época, acreditava-se que após a morte, o espírito ficava em repouso por três dias até que ele fosse desperto outra vez. Mas Jesus chegou ao quarto dia, que para os olhos de todos era impossível uma ressurreição. Ele mandou remover a pedra e chamou Lázaro para fora.
É momento de removermos a pedra, pois Deus está chamando nosso nome, convocando-nos para viver o sobrenatural.
-------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Uma palavra simples , mas eficaz, com teor de vitória após a provação. Quem deu crédito à nossa pregação? ... esta certamente é a pergunta que não se faz calar ! Deus abençoe irmã Josie

    ResponderExcluir