quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Palavra do Culto de Domingo (17/02/2013) - Ministada pela Pastora Josie

--------------------------------------------------------------


Texto: 1 Samuel 16:11-13


Deus nos faz uma pergunta: acabaram-se nossas possibilidades? Como andam os nossos projetos? Deus tinha feito uma pergunta para Jessé, através de Samuel: acabaram-se os teus filhos? E Jessé tinha dito: não. Ainda falta o mais moço. E é essa a resposta para a pergunta: nós. Falta alguém? Sim, faltam nós, moços. Todos os mais velhos tinham esperança de serem escolhidos. Porém o Senhor disse a Samuel: “não atentes para a sua aparência nem a altura da sua estatura, pois o tenho rejeitado; pois o Senhor não vê como vê o homem”. O homem vê o que está por fora, mas o Senhor conhece a nós por dentro, a intenção do nosso coração.
Como está o teu coração. Se ele estiver voltado para Deus, tenha certeza de que você derrubará um gigante. As pessoas julgam demais pela aparência. Mas é no coração que é guardado o verdadeiro caráter do ser humano. Se fosse por Jessé, qualquer um dos filhos mais velhos seria escolhido. Mas Deus quer exaltar o rejeitado. Quantos hoje estão rejeitados hoje em dia, prostitutas, drogados, homossexuais… E muitas vezes, nós mesmos dizemos: “tomara que essa praga morra”. Nós não sabemos a intenção do coração dessas pessoas, não conhecemos o passado delas. Talvez elas não receberam a atenção devida, talvez não foram valorizadas o suficiente, e isso pode ter-lhes causado trauma. Mas nós estamos aqui, e o que temos que fazer é clamar.
E muitas vezes também nós mesmos somos vistos como rejeitados. “Ah, mas é esse aí? Ele é tão novo na igreja, como é que pode?”. Deus quer surpreender o olhar de todos aqueles que não acreditaram em você, que te desprezaram e que te rejeitaram.
Samuel disse que eles não se sentariam à mesa enquanto o mais moço não chegasse. Geralmente, hoje em dia, os mais novos são os mais paparicados pelos pais. Mas nesta passagem, ninguém tinha se lembrado de Davi até aquele momento, que estava apascentando ovelhas. Os irmãos o haviam desprezado. Muitas vezes todos têm te desprezado, mas eles não conhecem o que há dentro de você. O que há dentro de você é o Espírito Santo de Deus.
Davi já tinha matado um urso e um leão. Mas já não é mais hora de matar animais (isso nós fazemos todos os dias). É hora de derrubar gigantes. Jessé, os filhos dele e Samuel, apenas valorizaram realmente a Davi quando este derrubou o gigante, e de moço, ele passou a ser guerreiro. E todos então terão que te ver como guerreiro, pois o teu gigante cairá com a tua atitude na presença de Deus.
Nós temos que começar a entender que quando Deus nos coloca numa guerra, é Ele é quem vai à frente. E muitas vezes nós temos olhado mais para a grandeza do gigante do que a majestade e supremacia do nosso Deus. Temos colocado Deus de lado diante do nosso gigante. “Ah, estou cansado de ir para a igreja”. Se fosse por isso, muitos de nós deixaríamos a igreja. Mas Deus quer um posicionamento dos seus filhos, pois a cada gigante que nós encaramos, temos que nos convencer de que verdadeiramente Deus é maior, e é Ele que toma a frente da batalha. Portanto, não desista. Deus está com você.
Davi tomou uma atitude. Em nenhum momento ele cedeu. Mas quantas vezes nós nos escondemos como os irmãos de Davi, que eram homens de guerra, e até o exército de Israel? Davi foi encorajado pelo Espírito Santo, assim como nós devemos ser, se temos o Espírito de Deus realmente.
Quantas vezes nós paramos, sem Deus ter concluído a obra Dele em nossas vidas? Às vezes dizemos: “ah, mas não cai uma folha de uma árvore se não for da permissão de Deus”. Isto é procurar colocar ponto final. Parece até que estamos morrendo, nos conformando com uma situação que nós mesmos criamos. Quantas vezes nós mesmos atrapalhamos a obra de Deus?
Ele está te esperando à mesa. Acompanhe-O. Não pare. Persista. Persevere.
---------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário