quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Palavra do Culto de Quinta-Feira (07/02/2013) - Ministrada pelo Pastor Tiago

-----------------------------------------------------------------


Texto: Êxodo 3:1-5

Estamos diante de um texto muito conhecido. A Bíblia diz neste texto que Moisés tem uma visão no Monte Horebe. Na verdade, Moisés já havia sido livrado da morte desde criança, pois era filho hebreu, e segundo o decreto de Faraó, todo o menino hebreu que nascesse teria que morrer. Mas Moisés foi criado dentro do Egito, com a melhor comida, vestes e educação. Mas Deus muda a história de Moisés, pois ele era escolhido desde o ventre de sua mãe, para realizar uma obra.
Quando Moisés mata um egípcio, não pode ficar mais no Egito para morrer. Então ele foge para o deserto. E é no deserto que Deus começa a desenrolar um rolo santo na vida de Moisés. Uma das coisas que nós devemos aprender com a vida de Moisés, para que a promessa de Deus se cumpra em nossas vidas, é que Deus nos envia ao deserto para sermos moldados por Deus, para sermos modelados, e para que o nosso ego seja quebrado.
Moisés se torna pastor de ovelhas, profissão esta que era mal vista por todos. Mas Moisés detinha grande sabedoria provinda de Deus. Quando queremos fazer as coisas com nossas próprias mãos, quando queremos fazer do nosso braço de carne o nosso braço forte, Deus diz: “não”. Mas quando colocamos a nossa situação na mão do Senhor, Ele faz o milagre.
O deserto é escola de Deus. É onde você aprende a viver andando com Deus, é onde você vê Deus trabalhando, é onde Deus realmente opera na vida do crente. Se você está no deserto, é porque Deus está quebrando o teu ego, para que se cumpra a vontade Dele em sua vida. Deus não usa ninguém exaltado, que levanta a cabeça e diz: “eu faço”. Mas Ele usa aquele que diz: “é Deus quem faz; eu sou apenas vaso”.
Moisés permaneceu por quarenta anos no deserto, sendo modelado por Deus, sendo transformado por Ele em um novo Moisés, para só então ele ser mandado a fazer a vontade do Senhor. Quando Deus achar que você está pronto, aí a vitória é próxima a você, mas enquanto esta hora não chega, Deus primeiro te prepara no deserto.
Moisés, quando estava no Egito, quando tinha tudo do bom e do melhor, não era tão capacitado. Apenas quando ele foi para o deserto, ele começou a ter experiência real e concreta com o Senhor Deus. Apenas quando ele estava no deserto ele foi tratado e capacitado por Deus. É quando estamos no deserto é que Deus muda, é que Ele muda em nossas vidas o que precisa ser mudado.
Moisés, ao apascentar ovelhas, teve uma visão de uma sarça ardendo, e a sarça não se consumia no fogo. Deus disse, ao que Moisés se virou para olhar: “Moisés, não se achegue para cá. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que tu estás é santo”. Depois de ter a sua vida transformada no deserto, Deus o chamou para uma grande obra, dizendo: “Moisés, você libertará o povo de Israel do Egito, pois tenho ouvido o seu clamor”.
O deserto que você está passando não é para te destruir. Pois quando você sair dele, te prepare, pois o milagre de Deus será muito grande em tua vida.
-----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário