sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Palavra do Culto de Quinta-Feira (14/02/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

--------------------------------------------------------------------

Texto: 1 Reis 18:41-46

Aqui, Israel, após a sua reforma, começa a receber novamente a misericórdia do Senhor. No capítulo 17, Deus ordena que não haja chuva. E Elias, colocando-se como profeta de Deus e avisando que o povo precisava se consertar, disse a Acabe que não iria chover. Acabe, iludido, não acreditou. Mas a seca chegou.
Começou então um confronto entre Elias e os profetas de Baal. Alguns do povo de Israel tinham se afastado na presença do Senhor. E Acabe estava nas mãos de Jezabel, idólatra, voltada para as obras da carne, do maligno. E muitas vezes Elias alertou: Acabe, não faça aliança com essa mulher. Mas Acabe não deu ouvidos. Quando o profeta Elias disse que não iria chover, os profetas de Baal resolveram decidir qual deus que realmente respondia.
Elias disse: vocês podem clamar ao seu deus até meio-dia. Após isso, eu sozinho orarei. Os profetas oraram, mas nada aconteceu. Elias, após meio-dia preparou o altar e orou: Senhor, eu sei que tu me ouves, pois sou o teu servo. Receba este holocausto.
O Senhor recebeu, consumiu o holocausto, e os profetas ficaram boquiabertos. Após isso Elias acabou com os profetas de Baal.
Primeiro, o profeta queria provar que o Deus que ele servia é o único que existe. Segundo, o profeta queria mostrar que Israel tinha passado por uma limpeza, uma reforma, e esta reforma foi vista por Deus. A ira do Senhor tinha se acendido sobre aquele povo que clamava a Baal, se cortando até, esperando que ele respondesse.
Os profetas de Baal tinham seduzido o povo de Deus, que adoravam ao Deus verdadeiro, convencendo-os a adorar Baal. E por isso a ira do Senhor desceu sobre eles. Hoje, Deus ouve a todos nós. É algo que Deus nos deu: o acesso direto a ele, através de Jesus. Mas muitas vezes, através de amizades, de fatores externos, deixamos nos levar por outros deuses, adotando práticas diferentes, não mais exercendo o primeiro amor verdadeiro implantado por Cristo em nosso coração.
E por aí vai: começamos a não abrir mais o nosso coração, começamos a desobedecer, e então parece que as portas se fecham. Parece que nada mais dá certo. Mas Deus não fechou as portas. Somos nós que criamos brechas, e quando há brecha aberta, há impedimento. A brecha em Israel tinha começado com Acabe, se juntando a Jezabel, uma mulher totalmente demoníaca. Morreu de forma miserável, atropelada por uma carruagem e comida por cães, como o profeta havia dito.
Quando Israel fez um bezerro de ouro para adorar, o profeta de Deus tinha um foco: clamar a Deus apenas.
E quantas vezes nós estamos passando por dificuldades, e então percebemos que precisamos clamar ao Senhor… Acabe tinha começado a jejuar, quando a situação estava apertada. Acabe estava diferente, e o profeta não sabia disso, mas Deus sabia. Deus sabe o que você está passando, se você está fazendo a vontade Dele ou não. Se Ele ainda não te entregou uma bênção, é porque você não se dispôs a mudar. E aí, Elias, recebendo a direção de Deus, que tinha visto a mudança de Acabe, disse a ele: come e bebe com alegria, pois há ruído de grande chuva.
O profeta tinha tido uma revelação da parte do Senhor. E Acabe tinha voltado então ao seu estado original, recebendo a notícia do profeta. O estado original é o primeiro amor, que devemos exercer a cada dia. Lembra-te de quão fiel você era no início do evangelho. Lembra-te de quantas vezes Deus te usou de forma grandiosa. Deus quer ouvir novamente a tua oração, quer receber novamente a tua adoração. Ele responderá no tempo certo, e você se surpreenderá.
--------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário