sábado, 5 de janeiro de 2013

Palavra do Culto de Domingo (30/12/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

----------------------------------------------------------------------------------


Texto: Lucas 13:6-9


Existe grafado em um relógio na Itália: “é mais tarde do que você imagina”. É uma advertência, sobre uma oportunidade que se pode estar perdendo. Todos os dias passam, e cada dia que se passa, é um dia que nós perdemos, pois não há maneira de voltar atrás. E será que temos vivido bem nesses dias? Temos deixado de lado as circunstâncias, as adversidades para viver o dia?
Quantos hoje diriam que queriam ter uma segunda chance? Quantas vezes nós desejaríamos uma segunda chance para reviver o dia de certa situação, quando não estávamos preparados, ou quando não estávamos totalmente firmados... Mas a última palavra é a de Deus. Ainda existe uma oportunidade para nós. Estamos diante dela. Só não tem oportunidade aquele que está morto, que não vive mais para ver os dias.
Você fracassou nos dias que se passaram? Claro que sim! Todos nós sabemos no que fracassamos e no que não fracassamos. Todos nós somos falhos. Lembra-se de seus desvios? Hoje Deus nos dá uma segunda chance para nós. Nós tivemos vários projetos no decorrer deste ano, mas um foi se sobrepondo ao outro, e tudo isso acabou no fato de não termos realizado nenhum deles. Hoje nós temos a oportunidade de decidir uma coisa por vez, andando com os pés no chão, um passo de cada vez.
“Deixe a figueira ainda este ano. Cavarei em volta dela para colocar estrume”. Houve uma segunda chance para que a figueira desse fruto. É o que hoje isso simboliza para nós: uma segunda chance para renovar nosso pensamento, nossa mente, nosso coração, nosso espírito. Para que nós reconheçamos nossa condição de falhos, errantes e pecadores, dependentes da misericórdia de Deus.
1ª lição que nós aprendemos com esta figueira: nova oportunidade em um novo ano. É para que seja feito tudo diferente, tudo novo. Que o nosso caráter seja novo, nossa visão seja nova. Para que nós saibamos o que nós queremos saber, ouvir, fazer... Muitas vezes o que nós ouvimos e fazemos foram motivos de perda de tempo neste ano que está se findando. Temos uma nova oportunidade para corresponder às expectativas de Deus. Será que você consegue se adaptar à situação, ao relacionamento com Deus, no trabalho, na rua, em casa com a família, etc., ou se não for do seu jeito, não dá? Precisamos saber entender o que Deus está fazendo conosco, e Ele faz quando quer e do jeito que Ele quer.
Talvez nós estejamos passando de 2012 para 2013 batalhando ainda por algo, mas ainda não conseguimos. Mas por que será? Será que é algum galho de nossa videira que precisamos cortar? Algo em nossa vida que precisa ser consertada? Há algo errado. Primordialmente precisamos buscar o reino de Deus. As outras coisas serão acrescentadas. Quando Deus olha pra você, no meio de sua batalha, de sua luta, o que Ele vê? Já se perguntou isso? “O que Deus vê quando olha para mim? Será que eu tenho aberto mão de mim mesmo para me entregar a Deus?”. Deus tem sonhos, propósitos e expectativas ao nosso respeito. Mas será que essa expectativa está sendo correspondida?
2ª lição que nós aprendemos com esta figueira: o fato de ganharmos uma nova oportunidade significa que temos uma nova chance para correspondermos aos nossos privilégios. A figueira estava plantada em uma área com plantação nobre de uvas, cujas árvores, para que dessem frutos, precisavam de condições específicas e bem rígidas sobre as chuvas e até mesmo a velocidade do vento e o solo no qual ela estava. Mas a figueira conseguia se adaptar a qualquer ambiente. Sabe qual é a profundidade disso? A sua figueira é capaz de se adaptar. Se estivéssemos em qualquer lugar que não fosse a casa de Deus, nós estaríamos passando mal, vomitando, desmaiados ou até mesmo, na pior das hipóteses, mortos. Mas nós escolhemos vir para a casa de Deus. Deus te colocou em lugar de honra, lugar nobre.
3ª lição que nós aprendemos com esta figueira: corresponder a Deus através das nossas atitudes. Este é um tempo de repensarmos o quanto nos doamos para Deus. Ainda há oportunidade para que melhoremos nossas atitudes na presença de Deus. Fazendo a Sua obra: é por isso que estamos aqui.
4ª lição que nós aprendemos com esta figueira: ao ganharmos mais uma oportunidade, ganhamos recursos. A figueira, ao ter uma segunda chance, iria receber cuidados e atenção especiais. Deus nos dará uma nova oportunidade, na qual Ele também dará novas condições. É uma oportunidade de correspondermos aos privilégios que Deus nos dá. Nós iniciaremos este ano com recursos e atenção especiais de Deus. Mas temos que tomar cuidado com o que nós faremos com esta atenção. Ele fará um novo investimento em nossa vida, vai fazer frutificar. Esta lição é a de que não podemos negligenciar diante das oportunidades novas que Deus nos dará.
“Se der fruto, bem está. Mas se não, cortá-la-ás”. Nós não queremos virar lenha, não é? Árvore que não dá fruto é transformada em lenha. Então é hora de repensarmos e agirmos: “eu vou fazer diferente desta vez. Eu vou melhorar minhas atitudes, renovar minha mente e meu coração; vou colocar raízes na presença de Deus, e eu usufruirei melhor das coisas que Deus me dá”. Coloque realmente sua vida no altar, e fique de olhos bem abertos, e você verá o quão bom será o teu fruto na presença do Senhor.
----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário