segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Palavra do Culto de Domingo (06/01/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

----------------------------------------------------------------------


Texto: I Samuel 7:10

Davi esta no riacho, não a procura de seu reflexo, mas a procura de seixos. Muitos dizem: Davi era ruivo, era esbelto. Não diz que ele era feio. Mas ele não estava procurando sua aparência. Ele não estava preocupado com sua vaidade. Ele estava preocupado com o que Deus consideraria de seu coração.
Golias apenas não ria porque não acreditava no que via. Os Filisteus eram sedentos por sangue, dos quais o maior deles era Golias, com medidas extremamente grandes. “Eu desafio as tropas de Israel. Mandem um homem para lutar sozinho comigo”. Nós vemos um gigante totalmente preparado com experiência, com tudo o que é necessário para uma guerra. Nenhum hebreu tinha se apresentado; ninguém se encorajou a enfrentá-lo. Davi, no entanto, ao apascentar as ovelhas, ouviu a afronta. Tomou uma decisão, e com cinco pedras dentro de sua sacola, pegou seu cajado e seu alforje para ir em direção a Golias.
“Por acaso sou um cão para que você venha até mim com pau e pedras?”, disse Golias. Quais chances Davi, magro, esquelético, teria contra o corpulento e bruto Golias?
Talvez o seu Golias não apresente espada e nem escudo, mas desemprego, abuso, desânimo. Talvez ele traga contas que você não pode pagar, pessoas a quem você não pode agradar, uma carreira da qual você não consegue escapar, um passado que você não pode mexer, ou um futuro que você não pode encarar. Durante quarenta dias Golias atormentou Davi e o povo de Israel.
Independentemente de quanto tempo o teu gigante está te atormentando, você precisa aprender com Davi, a pegar a sua pequena fé e transformar em vitória. 300 anos antes, o povo de Israel, liderado por Josué (sucessor de Moisés), expulsou os familiares de Golias da Terra Prometida, pois Deus tinha dado a terra para Israel. Após esse tempo, Saul tinha se colocado no reinado do povo e do exército israelita. Os antepassados de Golias eram para Israel o mesmo que piratas são para a marinha. Será que você tem olhado para o teu passado, e carregando consigo as características ruins dos seus antecessores, se perguntando “será que isso não vai mudar”?
Talvez você conheça Golias, sua história. E quando ele fala com você, talvez você recue, não tenha mais pernas para andar, choram, desistem. Alguns abandonam a obra. Mas este Golias é REALMENTE tudo o que você vê? “Eu não consigo vencer. Ele é muito grande. Eu não tenho chance. Ele está sempre preparado”. Será que realmente você é um pincher em frente a um Hottweiller? Você já perguntou para Deus quem é você?
Davi aparece falando sobre Deus. Ele não aparece dizendo sobre ele mesmo, o que ele tem e o que ele é. “Quem é esse incircunciso que ousa desafiar o exército do Deus vivo”. Assim como Davi, você tem colocado Deus na frente do seu gigante? Talvez você tenha planos mirabolantes contra seu Golias, talvez tenha procurado obter experiência com outras pessoas, com outras fontes, mas muitas vezes o principal você não fez: falar com o Deus vivo. Colocar a situação diante do altar dEle.
Tentaram colocar armadura em Davi, mas aquilo não o servia. É o mesmo agora. As atitudes do teu irmão diferem do teu, a arma do teu irmão é diferente da tua. A vitória do teu irmão foi conquistada diferentemente da tua. Às vezes você olha para si mesmo e pensa que é uma pequena motoca em frente a um caminhão de carga com dezoito rodas. Pare para pensar nos livramentos que Ele te deu. Coloque Ele em primeiro lugar; deixe que Ele tome o controle da situação.
O povo de Israel só falava de batalha, de guerra, de experiências e de artimanhas. Davi, no entanto falava apenas em Deus. Davi via o que os outros não viam, e ele se recusava a ver o que os outros viam.
Você pensa que está sozinho, mas Deus está com você.
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário