sexta-feira, 26 de abril de 2013

Palavra do culto de Domingo (21/04/2013) - Ministrada pela Pastora Josie

---------------------------------------------------

Texto: Êxodo 14:11-14

Moisés sabia no Deus em que ele confiava. Será que nós sabemos do Deus em que nós confiamos? Será que temos tido ciência de que Deus não se esqueceu de nós? Quantas vezes nós agimos como se não houvesse Deus agindo por nós… Quantas vezes questionamos, dizendo: “você está aí mesmo, Deus? Por que é que eu ainda estou nesta situação?”.
Deus quer colocar Sua igreja em ordem. Ele quer fazer com que sejamos experientes e pacientes, pois Ele vai mudar a nossa história.
Com esta passagem, Deus nos ensina 5 lições:
1. Não dê ouvidos às palavras de derrota, mas afirme as promessas de Deus. Quando você estiver numa crise, evite dar ouvidos aos murmuradores, queixosos e reclamadores. Não dê ouvidos aos que não têm fé.
2. Enfrente o problema e não aceite ficar paralisado por ele. Quantas pessoas se deixam ficar parados, com medo, estagnado? Deus disse: “por que clamas a mim? Dize ao povo de Israel que marche”. Por que é que nós paramos como se estivéssemos dominados pelo medo? Onde está a nossa fé, a nossa atitude? Pare de ficar paralisado no meio dessa situação. Pare de ficar estagnado, com medo. Tome uma atitude de fé e prossiga, marche! Quando Jesus estava pregando a palavra para a multidão, Ele nunca despedia aquele povo de mãos vazias. Homens e mulheres havia no meio daquela multidão, com fome, e havia apenas cinco pães e dois peixes. Mas uma atitude de fé, de agradecimento, fez com que toda aquela multidão fosse alimentada, e com direito a sobra. Isto é, da escassez, Deus fez abundância. Está com pouco de fé? Esta é a fé que você vai usar para seguir em frente.
As águas do Mar Vermelho se abriram somente quando o povo de Israel marchou. O que isso significa? Nós esperamos Deus agir para a porta se abrir, mas a ação parte de nós. Deus apenas dá o alvará.
3. Use os recursos que Deus lhe deu, ainda que eles pareçam insuficientes. O pouco com Deus se torna muito. Mas você verá que com uma atitude de fé, a tua história será mudada. “E tu, levanta o teu bordão, estenda a mão sobre o mar e divide-o para que o povo de Israel passe pelo mar em seco”. Moisés só tinha uma vara. Mas ela seria instrumento de milagre para aquele povo. O que você tem na tua mão? Parece pouco, não é? Você se pergunta: “mas é isso, Deus? O que é que eu vou fazer com apenas isso?”. Use-o com sabedoria, e através dessa ferramenta, o milagre acontecerá na sua vida.
4. Tenha confiança no Deus que lhe fala. Não foi fácil para Moisés e nem para o povo passar pelo meio do mar. As águas de um lado e do outro, formando dois enormes paredões, pareciam uma ameaça. Eles precisavam confiar no Deus que eles serviam, crendo que Ele os guardaria até o fim, para que as águas não os destruíssem. Pratique o que está escrito em Romanos 8:28. “E sabemos que todas as coisas continuem juntamente para o bem daqueles que ama a Deus, daquele que são chamados segundo o Seu propósito”.
5. Não se contente apenas em sair da situação, mas busque destruir para sempre aquilo que te ameaçou. Davi não se contentou em ver o gigante caído, mas também pegou sua espada, cortou a cabeça de Golias, e levantou-a como troféu, e como prova de que Deus era na vida dele.
---------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário