domingo, 14 de abril de 2013

Palavra do Culto de Domingo (14/04/2013) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

------------------------------------------

Texto: Gênesis 35:1


Talvez fosse esse um dos momentos mais difíceis na vida de Jacó. Fugir de seu irmão mais velho. E não foi injustiça ele ter fugido. Deus encontrou uma oportunidade de mudar para sempre a vida de Jacó. Seu nome simbolizava “enganador”. Mas posteriormente, seu nome foi trocado. Mas para Deus mudar seu nome, a primeira coisa que Ele permitiu foi que ele fugisse de seu próprio irmão. É como acontece conosco: passamos por situações que nunca em nossas vidas imaginaríamos. Mas isso significa que Deus está vendo uma oportunidade de mudar as nossas vidas completamente. E Deus não pensa e nem age como o homem: Ele não perde uma oportunidade sequer. É por isso que Ele é Deus.
Nos momentos mais difíceis de nossa vida, Deus nos dá um sinal de uma experiência nova, um conforto em seu Espírito Santo. Jacó quando fugia, teve um encontro com Deus. Vejamos: a primeira coisa que acontece quando a pior situação possível se manifesta, é o indivíduo ir à igreja, orar. Quando tudo aquilo que ele ou ela construiu está mostrando sinais de instabilidade, a pessoa diz: “eu vou ter que orar. Isso nunca aconteceu comigo!”. Mas se você seguir o caminho da mudança que Deus quer você prosperará. Do contrário, sua vida vai mudar para pior. Enxergue além da muralha, além da dificuldade. Além da barreira que está diante de você.
Para que a bênção se manifestasse na vida de Jacó, ele teve que obedecer quatro ordens. Apenas quatro.
1. “LEVANTA-TE!”. Deus não disse: “Jacó, vá para um SPA, vá descansar… Entre na caverna como Elias, pensar um pouco, esvaziar um pouco a mente, aliviar o stress”. Não. Deus disse: “LEVANTA-TE”. Será que você está realmente de pé, ou será que é só no corpo? Quantas vezes as dificuldades batem à porta e você se prostra, deixando a sua alegria sumir, seu sorriso de felicidade se desfazer… Esquecemos muitas vezes daquele que pagou um preço alto na Cruz. Esquecemos que nossa alma pode ser comprada por muitas coisas desse mundo, mas foi comprada pelo Sangue do Cordeiro. A primeira coisa que Deus fez à morte de Moisés, perante Josué, foi encorajá-lo. “Vá nessa tua força que Eu te ajudo. Medita no livro da lei”. Deus encorajou. E para Jacó não foi diferente. Deus mandou ele se levantar (não que ele estivesse fisicamente prostrado, mas sim ESPIRITUALMENTE prostrado).
O Senhor tinha promessa na vida de Jacó. Mas ele estava descrente. Por isso foi necessário obedecer a essa primeira ordem de Deus: “Levanta-te”. Deus quer uma nova postura. Não prostrado diante das propostas diante das ofertas do inimigo. Deus quer que sejamos valentes e batalhadores que não deixam as circunstâncias da vida abaixar a nossa cabeça.
2. “SOBE À BETEL”. Deus deu uma direção a Jacó. Para que a bênção de Deus se manifeste, temos que nos orientar pela direção de Deus apenas. Enganoso é o coração do homem. Será que temos nos direcionado pela ordem de Deus, ou pela ordem do nosso coração. Quantas direções nos foram dadas por Deus? A todos que Deus chama, Ele dá uma direção. Da mesma maneira que os nossos pais dizem: “filho, não faça isso”, “filho, não vá até ali”, “filho, fique aqui”. É a mesma coisa. Deus direciona a quem Ele ama.
A casa do Senhor é o lugar onde precisamos habitar. Não é um lugar onde possamos ficar preocupados com o que está acontecendo com a vida alheia: com quem o irmão se casou; como anda o casamento deles, que carro eles compraram, se na sua visão a vida deles é melhor que a sua… Betel é o lugar da intimidade com Deus, é onde Deus ordenou que Jacó habitasse.
3. “HABITA ALI”. Perseverança. Esta é a palavra chave. Muitos dizem: “ah, eu preciso mudar de ministério”, “ah, eu preciso sair desse lugar”, “eu preciso mexer nesse grupo”. Você diz para Deus: “eu preciso de uma casa”, e corre louco para comprar um carro. A ordem é perseverança. “Habita ali”. Não mude o teu passo enquanto Deus não mandar; não se mova enquanto Deus não der a coordenada. Será que você tem dado ouvidos a Deus quando Ele te dá uma coordenada? Ou será que você O tem blasfemado, se queixando por estar debaixo da ordem Dele? Deus quer perseverança. Não adiantaria Jacó ter chegado a Betel e ter ido embora ao mesmo dia. Muitos deixam de desfrutar da graça de Deus por não permanecer habitando no lugar que Ele designou.
4. “FAZE ALI UM ALTAR AO DEUS QUE TE APARECEU”. Para quem você tem feito o altar? Quando a situação ficou difícil, ele recorreu a Deus. E Deus se manifestou. Mas para quem você tem feito o altar? Abraão havia pedido, pedido e pedido a Deus um herdeiro. Veio Isaque. E tudo era sobre Isaque. Tudo na vida de Abraão era Isaque. Até Deus dar a ordem: “sacrifique Isaque”. Abraão cria no Deus que ele servia, e sabia que tudo o que ele tinha na verdade era de Deus. E Deus viu a fidelidade de Abraão e no momento em que Abraão daria o golpe final para o sacrifício, Deus bradou do céu, enviando um anjo para confirmar a fidelidade de Abraão, e enviou o cordeiro.
Muitas vezes Deus nos dá algo, mas esse algo toma conta do nosso coração, substituindo a Deus. Deus quer nos encher de alegria de poder, para quando o inimigo te atormentar em qualquer lugar, você não fazer escândalo, pois só de olhar em teus olhos, o inimigo se retirará sem questionar e sem insistir. O altar significa sacrifício, renúncia, adoração. O altar é a marca da comunhão com Deus. O altar é o teu coração aberto na presença de Deus, ler a palavra não apenas na igreja, mas também no trabalho, em casa, em qualquer lugar. O teu altar é a tua comunicação com Deus, é o teu coração. Faça com que seja para Deus, para que a bênção Dele se manifeste em tua vida.
---------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário