segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Palavra do Culto de Jovens/Outubro (Domingo, 21/10/2012) - Ministrada pelo irmão Rúbens

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Marcos 11:20-24


Jesus estava seguindo o caminho de Betânia até Jerusalém. Durante este caminho, Ele teve fome. Então foi até uma figueira. Mas viu que aquela figueira era infrutífera (não era tempo de dar figos). Se nos colocássemos no lugar de Jesus, às vezes vemos o que tem em nossa geladeira, ficaríamos indignados. Jesus ficou indignado, e amaldiçoou aquela figueira.
Passando pelo mesmo caminho, entre os discípulos, Pedro observou que a figueira que Jesus amaldiçoou havia secado, e relatou isto a Jesus, que respondeu: tendes fé em Deus. Qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, não duvidar, mas crer no coração, assim será feito. E tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis.
Jesus disse que todo o poder lhe foi dado no céu e na Terra. E este poder foi transmitido a nós, pois éramos criatura, e passamos a ser filhos de Deus.
Agora, o que é fé? O que é ter fé? O livro dos Hebreus conceitua a fé de uma maneira simples para que possamos entender: a convicção de algo que esperamos, e a prova de algo que não vemos. É o fato de que, a partir do momento em que temos certeza de quem em Jesus Cristo podemos fazer todas as coisas, isto se concretiza. Você percebe que a sua fé existe a partir do momento que você vê a sua convicção concretizada. A doença da mulher do fluxo de sangue era incurável para a medicina. Mas a fé daquela mulher fez com que a doença dela fosse curada apenas por tocar nas vestes de Jesus.
No entanto, muitos hoje vêem a fé como um objeto. Mas a fé, no aspecto mais subjetivo é o exercício da nossa perseverança e crença. E o exercício da fé faz com que o impossível aconteça. E se nós exercitarmos, ela se fortificará no Senhor, fazendo-nos ter sempre a plena convicção de que os nossos objetivos na presença de Deus serão concretizados, por mais impossíveis que eles pareçam.
O ser humano nos últimos tempos tem tentado superar a si mesmo, com a sua tecnologia, com o seu conhecimento mundano, com a sua evolução acelerada e desenfreada. Mas o amor de Deus excede a todo e qualquer conhecimento, e é o único que pode saciar a nossa sede espiritual, preencher o vazio da nossa alma. É o único que pode nos conceder o que nós ansiamos através da fé.
A fé está em nos. E como os atributos físicos são anexados ao nosso corpo, temos que fazer com que a fé seja um atributo da nossa alma. Da mesma maneira que exercitamos o nosso corpo, devemos exercitar a nossa fé, pois ela evoluirá e se tornará sólida. É incrível a profundidade desse atributo que é a fé. É por isso que muitas vezes não entendemos que realmente, quando oramos, podemos fazer cegos verem, coxos andarem, e mudos falarem. É o que a palavra de Deus afirma: basta somente que nós creiamos. Pode o mundo inteiro dizer que o teu desejo é impossível de ser realizado, pode até você mesmo dizer que este desejo é impossível de ser realizado. Mas o Espírito Santo diz que nada é impossível. Ele faz o impossível acontecer na tua vida. Ainda não é o fim. Tão somente creia nele. Entrega o teu caminho ao Senhor. Confia nele, e Ele tudo fará.
A palavra de Deus afirma que Jesus tinha intimidade com o Pai Altíssimo. Tanto é que uma semana antes de Ele ser crucificado, Jesus já sabia que calúnias estavam caindo sobre Ele. E é isso o que está faltando em nós: intimidade com Deus. Muitos têm se distanciado de Deus. Muitos têm se afastado. Jesus sentiu que os discípulos iam perecer, quando eles estavam remando para passar para o outro lado do rio.
Existem tantas situações em que olhamos para frente, para trás, para os lados, para as diagonais e não vemos saídas. Mas se tivermos a fé dentro de nós, o Senhor nos tirará por cima. Se preciso for, Ele abrirá o mar para que você passe em seco para o outro lado. E diante destas muitas situações, não conseguimos nem orar mais. Nestas horas, Deus nos diz para clamarmos a Ele com gemidos inexprimíveis se for preciso. Ana clamou ao Senhor e foi tida como bêbada. Mas ela saiu vitoriosa e recebeu sua bênção da parte do Senhor.
Por que muitas vezes ainda insistimos em duvidar como Pedro? “Senhor, salva-me!”. E Jesus diz: “homem de pequena fé. Por que duvidas?”. Deus quer nos dizer que precisamos entrar em contato com Ele. Estamos sempre querendo resolver os problemas com nossas próprias mãos. Mas não podemos nos esquecer de que Ele está conosco.
Os jovens, às vezes pensam na vida, e vêem que estão passando por uma fase difícil, parecendo que não vão ter uma vida estável: uma casa, uma esposa, uma vida financeira… Mas nada disso é mais importante que a graça e a presença de Deus em nossas vidas. Devemos buscar primeiramente o reino de Deus, e as demais coisas serão acrescidas em nossas vidas. Se tão somente confiarmos em Deus, ele vai entrar com a providência. Ele é o Deus do impossível, e está conosco. É disso que devemos ter plena certeza e convicção.
Coloque os seus problemas, as suas situações, as suas dúvidas sobre a presença do Senhor. E então exercite a sua fé Nele. E Ele tudo fará na tua vida.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário