quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Palavra do Culto de Ceia (Domingo, 02/12/2012) - Ministrada pelo Presbítero Gerson

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Eclesiastes 3 / Josué 14:1-11

Hoje em dia nós vemos que a sociedade anda com pressa. Nós sabemos que o nosso Deus é eterno, e Ele não tem pressa para nada. Sabemos que a natureza humana não é nada paciente. Então Deus declara para aqueles que estão com pressa: Ele é o Senhor do tempo. Nós não paramos para pensar como Deus é eterno. A sua integridade é eterna. Ele nunca terá fim. Nosso Deus não depende de nada para cumprir Sua promessa em nossas vidas.
Muitas vezes parece que estamos distantes. Parece que o céu fosse de bronze para nós, como se Deus estivesse indiferente conosco; como se não estivesse com pressa de nos abençoar. Mas todas as promessas que Deus faz mostra que temos que nos preparar para lutar. Nada virá facilmente.
Deus falava com Josué, e ele tinha quarenta anos quando fez a promessa. Durante quarenta e cinco anos, desde que Deus fez a promessa, ele disse: hoje eu tenho 85 anos. E eu estou com o mesmo vigor! Esta promessa foi mantida. Não adianta se apressar. Deus não tem pressa. Deus não atende os que “furam fila”. É só você esperar, que na hora certa chegará. Josué esperou 45 anos. Valeu a pena esperar no Senhor. Ninguém vai tomar o que Deus preparou para você. O que Ele preparou está guardado exclusivamente para você. Quando você estiver pronto, você receberá.
Mas tem que ter paciência. É difícil mesmo. Parece que todos já passaram na nossa frente. Mas espere no Senhor. Pare de ter pressa, pois o Senhor está olhando para nós a todo tempo. Se tão somente nós obedecermos, aquilo que Deus preparou para nós virá, e não demorará.
Há três reflexões para serem feitas aqui:
“Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. Você está blindado. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais ele fará! Você está protegido por Ele. Você não morrerá sem que as promessas Dele se cumpram em sua vida. Quantas pessoas perderam a noção do tempo porque não esperaram no Senhor... Vale a pena esperar no Senhor. Ele é Senhor do tempo. Na sua precisão Ele é perfeito. É perfeito em tudo o que faz. A pressa é própria do ser humano. Nossa neurose simplesmente não combina com a paciência de Deus. E esta pressa não altera nada. É como se fosse o leito de um rio que corre calmamente, tranquilamente...
Parece que nada está acontecendo. Parece que estamos há tantos anos a fio, e nada aconteceu. Mas todas as tuas orações estão no memorial de Deus. Não precisa ter pressa. A pressa não nos deixa enxergar o que está a frente. A nossa pressa nos cega para que não saibamos o que tem à nossa frente. Mas o que existe na nossa frente, Deus sabe o que é. Foi Ele quem preparou. Não se precipite, porque Deus tem o melhor para você.
A aparente “demora” pela qual nós passamos é pedagógico. Sabe o que é essa espera? É aprendizado. Enquanto esperamos, estamos aprendendo com Deus. Ele está nos ensinando. Aguarde no Senhor, pois o sinal ainda está vermelho, mas quando você estiver preparado, formado, Ele dará o sinal verde para você. Ele dará o alvará para que você mergulhe na vitória.
Mas enquanto isso aproveite este tempo de seca, de desemprego, de angústia. Aproveite para que você se aproxime mais de Deus. Ele diz: “chegue mais perto”. “Mas que prova é esta, meu Deus?”. Ele te prova porque Ele te ama, e Ele quer te aprovar. “Mas está demorando tanto”. Sabe por quê? Porque Ele não quer que você se precipite, fazendo coisas erradas.
Se há uma coisa que Deus tem é segredo para com os que esperam Nele. Mas tem tanta gente se precipitando, desfazendo casamento, devolvendo terrenos, e por quê? Por que não esperou pelo Senhor. O relógio de Deus não é como o nosso. O tempo de Deus não é o nosso. Mas se você esperar, você se preparará, e quando você estiver preparado, você receberá maravilhosamente.
Quantas perguntas você fez... Quanta resposta Deus tem pra te dar... Não se preocupe com as coisas que acontecem no mundo. Tão somente confie no Senhor. Tão somente espere no Senhor. Nós somos diferentes. O mundo está dizendo que deve ser feito de um jeito, mas o Senhor nos diz para fazermos o oposto, pois Ele fará dar tudo certo em nossas vidas.
Mas existem decisões que precisamos tomar com pressa. E Deus tem pressa de que tomemos muitas dessas decisões. Toda vez que você está prestes a receber uma bênção, o diabo tenta oferecer uma bênção falsificada. Aí você se apossa e pergunta: é esse aqui, Senhor? E Deus fala! Não, não é! Espere o momento certo, que a bênção chegará das mãos do próprio Deus. Muitas decisões precisam ser tomadas com rapidez, pois há fatores como este que podem impedir que nós nos apossemos de nossa vitória. Há coisas em nossas vidas que não possuem uma segunda rodada. Futebol tem o segundo tempo... Uma luta tem um segundo round, mas muitas coisas em nossas vidas não possuem. Você muitas vezes finge que não escuta, sabe que a voz é de Deus, mas diz: “ah, deixe para amanhã”. “Semana que vem eu vou”. E quando você vai, a bênção não está mais ali. Ela se foi, e você não a achará mais.
Em você há todas as ferramentas que Deus quer usar. Ele precisa de você para te dar vitória. Semeie algo no reino de Deus, e Ele fará o melhor na tua vida. Não corra atrás da bênção. Ela virá até você. Ela te alcançará.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário