segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Culto de Domingo, 09/12/2012

Apresentação dos Participantes da Aula de Música:
O nosso abençoado professor de música preparou esta apresentação de fim de ano com os integrantes da aula de música, contendo flautas, piano, violões e vozes. Este é o início da experiência orquestral na igreja. Veja como foi:


Palavra Ministrada pelo Pastor Gecivaldo:

Texto: Filipenses 3:13-14

Muitas pessoas têm sido impedidas de serem abençoadas por causa de amarras do passado. Mas às vezes não é o passado em si. Mas existe algo no passado que está o amarrando no presente. “Não! Eu sou um servo do Senhor”. No entanto, há algum fato, uma marca no tempo passado que se reflete no presente. Se você não se libertar do passado, não há como ter um futuro. E o futuro se faz com o presente. E quando o passado se torna impedimento para nós? Quando queremos vivê-lo hoje no presente.
Primeiro, quando estamos vivendo experiências negativas do passado que atrapalham as nossas vidas hoje. Experiências sentimentais, muitas delas. Como Esaú. Ele era o primogênito, e iria receber a bênção do seu pai. Mas entrou na frente Jacó, que tinha negociado com Esaú a sua primogenitura. Após Jacó ter recebido sua bênção, Esaú teve um sentimento de vingança contra Jacó. Ele começou a investir na vingança contra seu irmão. Perdeu o amor, perdeu sua vida espiritual, a noção da vida e das coisas que estão ao seu redor, a sensatez. Ele ficou cego. É o que a vingança faz. Coloca-nos uma experiência ruim que destrua nosso presente propondo para nós um futuro incerto.
Segundo, Há muitas pessoas que carregam consigo mágoas do passado e não ficam felizes por não conseguirem se libertar disso no profissional. Às vezes por causa de uma empresa que não conseguiu abrir, ou um vestibular em que foi reprovado. E por conta desse conflito, as atitudes são ruins o suficiente para comprometer totalmente o futuro. Às vezes aparece até uma oportunidade que pode salvar-lhe a vida, mas se esta pessoa não tomar a atitude certa, e não pegar a experiência do passado que foi instrutiva na sua vida, ela acabará se encontrando com a mesma decepção.
Terceiro, existe também a experiência cristã. Às vezes o passado foi marcado por um mau início em um ministério, e isso se aplica ao fato de que a palavra já não fala, não causa o mesmo impacto por causa de algo que não te agradou, que de frustrou ou que te assombrou por muito tempo. Portanto não deixe algo do passado, uma situação, uma palavra de alguém, algum conflito com outra pessoa, te influenciar no presente, pois isso te atrapalhará, pois agora você está em um novo caminho, uma nova jornada. Elias se decepcionou tanto que desejou a morte. Desafiou os profetas de Baal, e nada do Senhor consumir o holocausto. Aí vem a labareda que consome o holocausto. Mas então Elias está correndo risco de perder a cabeça. Fugiu e se sentou debaixo de um zimbro, e desejou a morte por causa da perseguição. Nós podemos ser perseguidos por sermos servos de Deus. Mas podemos até ser perseguidos, invejados, afligidos... Mas JAMAIS seremos destruídos!
Se o passado te deixou marcas ruins, comece a agir diferente. Não tome as mesmas decisões, pois você terá a mesma experiência. Por exemplo, em um casamento, há pessoas que já se casaram três ou quatro vezes e a relação ainda não dá certo. Por que tomam as mesmas atitudes de antes. Ou até mesmo uma experiência profissional ruim pode ser fruto de atitudes e costumes que eram comuns no passado, em outra empresa ou outros lugares. Mas para se esquecer do passado é preciso se libertar, se desprender do passado.
É necessário que olhemos para nós mesmos e vejamos o que nos prende ao passado. Vejamos se isso traz alguma edificação em nossas vidas. Vale a pena continuar preso a isso? Se não tem trazido edificação em sua vida, abandone, e comece a tomar atitudes diferentes. Comece a ser uma nova pessoa, com um novo caráter, um caráter dado por Cristo. Peça discernimento a Deus, pois pode haver algo que você considere felicidade, mas é justamente este algo que o está prendendo ao passado e atrapalhando seu presente. Quebre este laço, separe este laço que tem impedido você de continuar seguindo esta nova jornada.
Para que o filho pródigo fosse uma bênção, ele teve que se humilhar, e ver que o passado que ele estava vivendo, desfrutando de prazeres carnais, no mundo, esbanjando-se com coisas vãs, estava comprometendo as atitudes dele, tanto é que ele ficou pobre e passando fome. Mas quando ele voltou para seu pai, ele voltou a ser uma bênção e seu futuro com certeza foi melhor.
Esqueça o passado, olhe para frente, e peça para o Espírito Santo te dar estratégia para que o presente te leve a um futuro de vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário