terça-feira, 11 de setembro de 2012

Palavra do Culto de Ceia (Domingo, 02/09/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Romanos 6:1-8


A carta aos romanos é importante para a vida cristã, pois ela mostra o quão importante é para o cristão manter uma vida santificada na presença de Deus. Nosso caráter não depende de um ou de outro, mas deve depender de Deus; portanto, devemos estar sempre santificados. Ele nos sonda e nos conhece; onde pisamos a planta dos nossos pés, Ele também está.
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. No entanto, esta imagem tem sido deturpada pelo pecado, que fez o ser humano desobedecer à palavra de Deus, fazendo com que nossa imagem, semelhante a Deus, fosse distorcida.
Dentro de 120 anos, no passado, a palavra de Deus foi apenas aceita pela família de Noé. Ele acreditou na palavra do Senhor. E apenas depois que a consequência do pecado estava se manifestando, todos começaram a gritar: “abra-nos a porta, Noé!”. E Deus definitivamente fez uma nova geração surgir. Mas o pecado se proliferou de tal modo que a ira de Deus virá sobre a terra, não com dilúvio, mas com fogo. Porém há alguém capaz de nos lavar de nosso pecado se nós realmente nos entregarmos. Este alguém é Jesus Cristo.
Acontece que, desde a criação, Deus fez o ser humano para servir a Ele, isto é, para ser santo diante Dele. E mesmo após a manifestação do pecado, Deus escolheu fiéis, e os separou para fazer Seu propósito. Ser santo significa ser separado por Deus. É por isso que não devemos julgar, pois “quem ainda não cometeu pecado, que atire a primeira pedra”, como diz o capítulo 7 de Mateus. Não podemos julgar. Entretanto, devemos todos nos tornar santos, pois fazemos parte de um corpo, lavado e remido no sangue de Jesus Cristo. Agora, se lá no Éden a graça de Deus foi tirada por causa da desobediência, é o mesmo hoje, se queremos que a graça de Deus seja abundante, sendo que queremos superar algo através do pecado. Alcançar algo mais com o pecado. Desse modo, não haverá a graça de Deus.
Muitas vezes, nós mesmos chegamos dentro da igreja, nós que temos experimentado do Seu poder, nós que conhecemos a glória de Deus, e saímos dela da mesma maneira, e até mesmo pior! É por isso que precisamos ser santos. Falta um caminhar na obra do Senhor. Falta um vocabulário santo, diferente do usado pelo velho homem no passado. Quando nos santificamos, passamos por um processo onde adquirimos toda uma estrutura de santidade: um novo linguajar, um novo pensar, um novo saber, um novo conhecer.
Afinal, somos um povo separado! Raça eleita, povo escolhido por Cristo para reinar com Ele, que nos chamou das trevas para que habitemos em Sua maravilhosa Luz!
O velho homem era um homem que murmurava, diferentemente do novo, nascido de Cristo. Mas parece que hoje os valores estão invertidos: o novo homem está murmurando. “Eu não tenho ânimo, não tenho determinação, minha vida está arruinada, eu não consigo servir a Deus”. Mas você não vai conseguir, se você não estiver em santidade na presença Dele. Deus não vai abençoar seu casamento, suas finanças, sua vida, se você não estiver buscando a presença Dele.
Às vezes temos aberto a nossa boca indevidamente no passado (isto é, abrimos uma brecha enorme), e depois tentamos falar com Deus, perguntando-Lhe: por quê? É porque a brecha do passado ainda não foi fechada. E à medida que o tempo passa, entramos em uma fase conhecida como morte espiritual.
E Cristo veio para nos instruir quanto ao tratamento de nossas vidas, quando há algum pecado. “Ah, mas eu não sei se isso é pecado ou não”. Então ore. Você saberá, falando com teu Deus. Se não é pecado, não haverá dúvida em teu coração.
Se você é santo, santifique-se mais ainda. Apóstolo Paulo disse: “o governo do pecado termina aqui. Acabou o domínio do pecado sobre o povo de Deus”. E tem gente que define o pecado como “gostoso”. Aparece na hora certa, com as coisas certas; parece um sonho! Mas o fim é doloroso, é amargo como fel. Não faça como Esaú, que foi levado pela perspectiva de um “prato de lentilhas” que fez com que ele vendesse a sua primogenitura. Não se deixe levar pela aparência do pecado, mas viva a santidade na presença de Deus, e Ele manifestará a Sua glória sobre a tua vida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário