terça-feira, 11 de setembro de 2012

Palavra do Culto de Domingo (09/09/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Gênesis 28:10-22


Nunca evite desafios. Nunca fuja dos desafios, ainda que seja pelo seu próprio pecado.
O nome de Jacó significava “enganador”. Desse modo, Jacó havia enganado seu irmão mais velho, e também enganou seu pai, tomando uma bênção que não era para ele. Esaú, de certa forma, não foi inteligente ao deixar-se enganar. Por conta disso, Jacó teve que fugir. Mas a palavra que um dia foi lançada sobre a tua vida, ela vai se cumprir, pois a palavra de Deus não volta atrás.
E Jacó recebeu a bênção, e quando Esaú descobriu, correu atrás de Jacó para matá-lo. E Jacó fugiu para o deserto.
No entanto, Deus ampara quem precisa Dele. Ele está pronto para essas pessoas, Ele está disposto a auxiliar a quem se dispõe para fazer a Sua obra. Isaque estava no meio de uma contenda, pois Esaú era seu filho mais querido, assim como também era o maior caçador da região (por isso cuidado com o modo com que você cria seus filhos. Não ame mais a um do que o outro). E Jacó está em uma situação de desespero: seu irmão estava com muitos homens à procura dele, e os jumentos de Jacó já estavam perecendo no caminho. Mas havia um segredo. A bênção de Deus estava sobre a vida de Jacó.
O desafio te leva a sonhar. Às vezes você foge dele, mas é ele que chama nossa atenção, é ele que nos leva a ter sonhos. Não fuja dos seus desafios. Eles são seus. Como passar na fase de um jogo se você não consegue lutar? Você deve a cada vez querer mais e continuar. Jacó disse a si mesmo: não tem para onde fugir. Eu preciso continuar meu caminho.
Quando você tira conclusão certa e absoluta de que não dá para progredir o nível no estado em que está, você pede ajuda. E para quem você tem pedido ajuda? Quando suas forças estiverem quase esgotadas, não peça ajuda para qualquer um. Peça para Jesus. Para passar para a próxima fase em nossas vidas, precisamos chegar ao nosso máximo, e continuar seguindo o caminho.
O primeiro desafio de Jacó foi o deserto. É assustador. É aterrorizante estar no meio do deserto. Mas Deus tem uma trajetória para você sair desse deserto. As pessoas procuram saber por que elas estão passando por aquilo, e acabam perdendo tempo. Não importa o motivo, mas o modo com o qual você vai sair da situação. A tua situação tem impedido você de sonhar? Não deixe que a dificuldade impeça seus sonhos. Deus tem propósito celestial dentro desse deserto, dentro desse sonho que está brotando no deserto da sua vida.
Deus nos mostra que a cada passo que damos, a cada degrau que subimos, Ele está conosco.
Jacó havia colocado uma pedra para ele se deitar. Mas muitas vezes, nosso próprio travesseiro macio tem sido pior que uma pedra: é ali onde nós choramos, lamentamos por tantas coisas que parecem sem soluções, desafios sem esperança de serem completados...
Agora, será que temos escolhido o lugar onde deixar Deus colocar os Seus sonhos? Será que não temos dado a liberdade suficiente para que o Espírito Santo coloque os sonhos em nossas vidas? Temos que pensar sobre isso. Pois uma vez que Deus coloca um sonho em nossas vidas, não há demônio nem potestade que impeça que ele seja realizado. A palavra que o próprio Deus lança sobre a nossa vida não volta atrás. Ela não volta vazia; antes faz o que apraz a Deus, a fim de que faça tudo para o que Ele a designou.
Deus faz uma promessa para Jacó: “e não te desampararei, até que tenha cumprido aquilo que tenho te referido”. Se você teme a Ele, Ele vai colocar sonhos no seu coração. Ele vai te mostrar o caminho, Ele controlará seus passos, e a vitória será mais do que certa na tua vida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário