sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Palavra do Culto de Domingo (16/09/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Filipenses 3:12-14


Nós estamos diante de um propósito na presença de Deus. Parte desse propósito é esquecer o que é passado. Há algo na sua vida que é passado, mas que te atinge hoje? Algo que é passado e te barra, rouba a tua alegria e te impede para prosseguir ao futuro hoje?
Será que você vai superar o passado conversando com o seu pastor, ou tendo um aconselhamento profissional? Ou será que você pode superar o passado dedicando o seu tempo em oração? Para superar o passado, a primeira atitude que temos que ter, a primeira ação, é esquecer o passado: não trazê-lo para o presente.
O que significa esquecer o passado? Significa não trazê-lo para sua vida hoje. É impedir que tudo o que aconteceu, toda atitude ruim que te fez viver uma situação ruim que te causou dor, um momento horrível na tua vida, se manifeste no seu presente. É fazer o que o Apóstolo Paulo diz nesta passagem (Filipenses 3:13). Muitas vezes, as coisas do passado te impedem de continuar, pois você se retrai devido a uma situação ruim. Ainda que um momento parecido com aquele se manifeste diante de você, você deve enfrentá-lo, enxergando o que está lá na frente, com um novo propósito, com uma nova esperança. Outrora você não sabia como lidar com as situações, não tinha orientação sobre a tomada de atitudes, mas hoje você tem e são essas ferramentas que permitem que as decisões tomadas te levem à vitória.
E ainda houve situações no passado em que você tomou suas decisões sozinho, e o resultado foi catastrófico. Geralmente, ainda assim, queremos culpar alguém ou algo. “Ah, se aquilo não tivesse acontecido daquele jeito...”. Mas se a situação está referente à tua vida, você deve fazer o melhor para que as suas decisões não influenciem negativamente no seu futuro, pois se tiver, a pessoa que tomou esta decisão será a culpada.
E para superar o passado, para superar o que aconteceu no passado, você precisa de uma coisa importante: ela se chama FÉ.
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam” (Hebreus 11:1). Se você deixou que algo acontecesse no passado (algo ruim), agora você deve esperar por uma coisa boa. Você deve acreditar em algo bom. Pois as suas atitudes agora são boas, você está deixando Jesus Cristo na frente, e isso é algo bom. Agora a tua vida tem fundamento. Este fundamento é acreditar que aquele que se entregou por todos nós, nos deu a vida através Dele para que vivamos não no passado, não com a nossa vida fundamentada em situações passageiras, fúteis, que não nos levam a edificação nenhuma, mas para uma vida eterna de bênção e vitória.
As pessoas “de fora” pensam que as coisas que nós, cristãos, fazemos, quando estamos sintonizados na graça de Deus, são loucura. Porque eles não conhecem. Mas nós que vivemos na graça de Deus, acreditamos no impossível, e vemos o impossível acontecer, pois é Deus quem faz.
Agora, quando você não acredita, você não tem mais amor. Porque só o amor faz crer. Você acredita em alguém quando você a ama. E quando você ama, você passa a confiar. Então você vai prosseguir com fé, quando o Espírito Santo de Deus molda a tua vida juntamente com Sua palavra, pois Deus é amor, é alegria. Não viva do que você vê. Mas viva do que você crê. E se você crê, em Cristo Jesus, você crê no sobrenatural.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário