domingo, 18 de novembro de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (15/11/2012) - Ministrada pela Pastora Josie

---------------------------------------------------------------------------------------------
Texto: Lucas 19


Zaqueu "plantou" em seu coração ver quem era Jesus. "Eu já vi quem é Jesus. E você?". Jesus é o pão da vida, a luz do mundo, o perdoador, é aquele que abre e ninguém fecha, e o que fecha e ninguém abre. Ele é a água do sedento, é a salvação do mundo, o conselheiro... Jesus é aquele que quando quer operar, ninguém pode impedir. "Eu já vi quem é Jesus: Ele é o centro da minha vida. Ele é aquele que faz o que ninguém pode fazer". E Zaqueu queria ver quem era Jesus, mas a multidão o impedia. Portanto, Zaqueu teve que vencer algumas dificuldades.

1ª. Ele era chefe dos publicanos. Trabalhava para o Império Romano, era cobrador de impostos, e era tido como traidor e roubador. Ele não podia usufruir de sua posição para ver Jesus (graças a Deus por isso, pois ninguém pode chegar perto de Jesus por causa de sua influência, e sim por ter um coração quebrantado em sua presença).

2ª. Ele era de baixa estatura. E como ver Jesus dessa forma? Uma grande multidão o seguia. Zaqueu não queria tocar, muito menos falar com Jesus: somente queria vê-lo.

3ª. Zaqueu não imaginava quem era Jesus. Ele era um homem comum. Como saber, então? Só em uma maneira de reconhecer Jesus: pelo seu falar, pois ninugém fala como Ele, ninguém prega como Ele. Certa vez os soldados romanos queriam prender Jesus e diziam uns aos outros: "hoje prenderemos Ele". E chegando a um determinado lugar, encontraram Jesus pregando para a multidão. Os soldados ficaram observando e ouvindo. Quando Jesus terminou de pregar, o coração daqueles soldados se encheram.

Zaqueu procurando achar uma maneira de ver Jesus, avistou uma figueira brava. Então subiu nela. É o que devemos fazer nos dias de hoje. Não é diferente. Precisamos subir na figueira, por mais que ela contenha galhos ásperos ou espinhos. Para ver Jesus, é necessário passar pelos espinho. E Jesus estava ali, passando. Quando Jesus passa por algum lugar, o cego vê, o caído se levanta, o soberbo é abatido. Ele com certeza passa no meio de nós. E Zaqueu começou a se perguntar em seu coração: "mas quem é Ele? Quem é esse Jesus? Eu preciso identificar". Zaqueu poderia não saber quem era Jesus, mas com certeza, Jesus sabia quem era Zaqueu. Ele olha para a figueira e diz: Zaqueu! (Ele te conhece pelo nome, assim como chamou a Zaqueu pelo nome. Ele sabe da tua necessidade. A mesma multidão que não deixava Zaqueu ver Jesus foi a que parou para ver Jesus falando com Zaqueu, chamando-o pelo nome). "Desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". Jesus fez um convite para Zaqueu. Se você enfrentar a multidão hoje, se você subir na figueira hoje, se você decidir saber quem é Jesus HOJE, então é HOJE que Ele vai abençoar a tua vida. A tua vitória será decretada, assinada, carimbada, patenteada, dispensada e entregue para você HOJE. Somente para quem crê: é HOJE.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário