segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Palavra do Culto de Domingo (11/11/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-----------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Ageu 2:7


Através do profeta Ageu, Deus faz uma promessa para o povo. Eles tinham construído um tempo para adorar ao Senhor. Mas o povo, aturdido pela questão do “material/espiritual”, preferiu o outro templo, que era mais simples, e desprezaram o novo templo, sugerindo que o materialismo não possibilitaria a ação de Deus. Então Deus faz esta promessa, dizendo: “a glória da segunda casa será maior que a da primeira”.
Tem muitas pessoas que começam a construir o templo com a sobra do material usado para construir seu próprio templo: “eu só vou à igreja quando der”. Consequentemente, se você usar apenas a sobra para construir o templo para receber o Espírito Santo, você não terá um palácio nem uma mansão. Ou seja, você não poderá receber o Espírito Santo de maneira agradável. Deve-se dar o melhor para Deus. Ele é o dono da prata e do ouro.
Deus fez promessas para o povo. Uma delas é a de que Ele estaria presente com eles em cada momento: “não temas, pois estou presente no meio de vós”. Ele capacita, desperta, ensina!

A glória da segunda casa seria maior do que a da primeira. Deus está se referindo à glória, à beleza. “E neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. Não há como oferecer algo para Deus em um templo construído de qualquer jeito, com a sobra. Mesmo assim, a beleza não deve se sobressair. De que adianta ter grandes templos sendo que nenhum deles possui a glória de Deus? De que adianta querer mostrar pompa, sofisticação? Onde está a humildade perante Deus? A humildade é a beleza de estar na presença de Deus.
A beleza está nos dons de Deus, na alegria contagiante que Deus dá.
Ageu queria ver novamente a atuação de Deus.
O Espírito Santo se manifestava no passado. Eram manifestações visíveis. Na fuga do Egito, a coluna de fogo, e a de nuvem. E também com Moisés, no Monte Sinai. Eles presenciaram a glória de Deus de forma visível. No Novo Testamento também: um anjo apareceu para avisar sobre o nascimento do Salvador. E nesta mesma passagem (Lucas 2:9-14) é citada a alegria que habitava no povo, e que o Salvador viria para TODO o povo.
Jesus veio em glória. Jesus ressuscitou em glória. Jesus ascendeu aos céus em glória. E Ele virá com grande glória para buscar a sua igreja!
-----------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário