sábado, 3 de março de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (01/03/2012) - Ministrada Pelo Pastor Gecivaldo


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto: 1 Coríntios 10:11

Um Kit de sobrevivência no deserto da vida. O que um kit de sobrevivência espiritual tem que ter?
1. Direção (leia Êxodo 13:21 – “Durante o dia, o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para guia-los no caminho. E de noite, uma coluna de fogo para iluminá-los e assim podiam caminhar de dia e de noite”). Deus dá a direção para seguir, pois só Ele conhece o caminho.
2. Água. 70% do nosso corpo são compostos por água. Imagine ficar sem água no deserto. Precisamos beber da água viva que é Cristo (leia Êxodo 15:22-25 – “Depois Moisés conduziu Israel desde o Mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água. Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá, porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara. E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: que beberemos? Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e essa se tornou boa” / Apocalipse 22:17: “...E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida”.)
3. (Êxodo 16:3-4 – “Disseram-lhe os israelitas: ‘quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito. Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade. Mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão’. Disse porém o Senhor a Moisés: ‘Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá todos os dias a porção necessária para aquele dia’”). A Palavra. Ninguém consegue sobreviver um dia sem comer. Quanto mais no deserto. E no nosso deserto espiritual, o principal alimento é a palavra de Deus. Quando não nos alimentamos, geralmente sentimos tontura, fraqueza, vertigens... E na vida espiritual não é diferente, pois quando não estamos alimentados da palavra de Deus, começamos a ficar propícios às obras da carne (Salmo 119:116 – “sustenta-me segundo a tua palavra, e eu viverei. Não permita que se frustrem as minhas esperanças” / Hebreus 4:12 – “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir a alma e o espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”).
4. (Mateus 4:4 - “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca da Deus”). Aprender a obedecer regras. As regras são feitas para normatizar a situação, porque sem regras, entra a confusão, a contenda, e Deus não opera onde há dissensão. (Leia Êxodo cap. 20 e cap. 23 / Mateus 22:21 / Tiago 4:17 / 2 Coríntios 8:21 / 1 Pedro 1:15-16).
5. Êxodo 25. Levantar um tabernáculo em adoração a Deus. É necessário que adoremos a Deus, que demonstremos nossa gratidão pelo que Ele é em nossas vidas. Ele tem provido muitas vezes mais do que imaginamos, e Ele sempre age quando menos esperamos.
6. Êxodo 28. Precisa-se ser submisso a uma autoridade espiritual, que é o sacerdote. É como um mapa que nos dá dicas sobre o caminho. (Leia Hebreus 13:17).
7. Provisão de Divina. O tempo inteiro: material, espiritual, emocional, ou seja, (Êxodo 23:3). Deus mandou que Moisés preparasse três tipos de festa, pois Ele mandaria a provisão de alegria. O que isso quer dizer? Mesmo no meio do deserto, nosso coração deve se alegrar na presença de Deus.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário