sábado, 29 de dezembro de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (27/12/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: II Samuel 12:1-15


Davi, rei de Israel, mesmo depois de ter recebido a notícia de que o filho que lhe nascera tinha morrido, mesmo depois de tantas dificuldades, ele manteve a confiança no Senhor. Agora, porque tantas dificuldades sobrevêm a nós? É por causa do pecado: do desejo da carne. Quando você peca, mas mesmo assim continua buscando a Deus e a sua misericórdia, Ele é fiel, justo e verdadeiro para te dar graça, perdoar e colocar de pé, para que você continue em busca da sua vitória.
Você precisa seguir em frente, afrontar. Lutar por algo.
1º passo para receber a vitória: recorrer à misericórdia de Deus. Davi, ainda que seu futuro tenha sido fruto de pecado, ele queria pagar todo o preço da situação, ele colocou o rosto em terra, se humilhando. Mesmo ouvindo de Natã que o Senhor já o tinha perdoado, ele foi em frente, e buscou a face de Deus para se humilhar em Sua presença. Ele recorreu à misericórdia do Senhor. Davi, mesmo em seu período de sofrimento, acreditou que a situação se reverteria. Deus não dá uma cruz que você não pode carregar. Então você não pode perder a esperança no Senhor. Ainda que você desvie do caminho, o Senhor é capaz de perdoar. Davi acreditava na bondade e na misericórdia do Senhor.
2º passo para receber a vitória: não reter às emoções. Davi buscou a Deus pela criança, e passou dias prostrado em terra. Abatido, triste, chateado. Ele estava prostrado na presença do Senhor. Ele não reteve a emoção na presença do Senhor.
3º passo para receber a vitória: remover tudo em relação ao passado. Davi ouviu o que os outros cochichavam, e percebeu que a criança estava morta. Davi acreditou que Deus poderia mudar o quadro. Insistiu nisso. Mas ele sabia que a criança iria morrer. E quando as pessoas começaram a falar, ele já percebeu que ela tinha morrido. Davi saiu da inércia (prostrado). E neste momento ele sai desta inércia. Davi levantou-se da terra, ungiu-se, mudou de roupa, e foi adorar ao Senhor. Será que agora você está prostrado em terra por causa do problema? Levante-se. Não deixe de acreditar em Deus, de buscar a Deus, de confiar em Deus. Davi se levantou, removeu tudo o que era relacionado ao fracasso. Ele se ungiu, é a evidência de uma mudança de atitude. Mudou suas vestes, e entrou na casa do Pai, pois ele não poderia entrar prostrado, com vestes e com feição de fracassado! Davi saiu de uma atitude passiva (esperando algo acontecer) para uma atitude ativa (se mover para FAZER algo acontecer).
Pare de viver a situação. O diabo fez a arruaça? Você vacilou teu pé? Faça dessa batalha uma vitória! Não fique se lamentando, se perguntando o que fazer! Levante-se, mude suas vestes, adore ao Senhor! Deus tem falado com você porque Ele tem propósito na tua vida, então porque ainda insiste no contrário? Adore ao Senhor, busque sua misericórdia, e seja um vencedor!
-------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Culto de Domingo, 09/12/2012

Apresentação dos Participantes da Aula de Música:
O nosso abençoado professor de música preparou esta apresentação de fim de ano com os integrantes da aula de música, contendo flautas, piano, violões e vozes. Este é o início da experiência orquestral na igreja. Veja como foi:


Palavra Ministrada pelo Pastor Gecivaldo:

Texto: Filipenses 3:13-14

Muitas pessoas têm sido impedidas de serem abençoadas por causa de amarras do passado. Mas às vezes não é o passado em si. Mas existe algo no passado que está o amarrando no presente. “Não! Eu sou um servo do Senhor”. No entanto, há algum fato, uma marca no tempo passado que se reflete no presente. Se você não se libertar do passado, não há como ter um futuro. E o futuro se faz com o presente. E quando o passado se torna impedimento para nós? Quando queremos vivê-lo hoje no presente.
Primeiro, quando estamos vivendo experiências negativas do passado que atrapalham as nossas vidas hoje. Experiências sentimentais, muitas delas. Como Esaú. Ele era o primogênito, e iria receber a bênção do seu pai. Mas entrou na frente Jacó, que tinha negociado com Esaú a sua primogenitura. Após Jacó ter recebido sua bênção, Esaú teve um sentimento de vingança contra Jacó. Ele começou a investir na vingança contra seu irmão. Perdeu o amor, perdeu sua vida espiritual, a noção da vida e das coisas que estão ao seu redor, a sensatez. Ele ficou cego. É o que a vingança faz. Coloca-nos uma experiência ruim que destrua nosso presente propondo para nós um futuro incerto.
Segundo, Há muitas pessoas que carregam consigo mágoas do passado e não ficam felizes por não conseguirem se libertar disso no profissional. Às vezes por causa de uma empresa que não conseguiu abrir, ou um vestibular em que foi reprovado. E por conta desse conflito, as atitudes são ruins o suficiente para comprometer totalmente o futuro. Às vezes aparece até uma oportunidade que pode salvar-lhe a vida, mas se esta pessoa não tomar a atitude certa, e não pegar a experiência do passado que foi instrutiva na sua vida, ela acabará se encontrando com a mesma decepção.
Terceiro, existe também a experiência cristã. Às vezes o passado foi marcado por um mau início em um ministério, e isso se aplica ao fato de que a palavra já não fala, não causa o mesmo impacto por causa de algo que não te agradou, que de frustrou ou que te assombrou por muito tempo. Portanto não deixe algo do passado, uma situação, uma palavra de alguém, algum conflito com outra pessoa, te influenciar no presente, pois isso te atrapalhará, pois agora você está em um novo caminho, uma nova jornada. Elias se decepcionou tanto que desejou a morte. Desafiou os profetas de Baal, e nada do Senhor consumir o holocausto. Aí vem a labareda que consome o holocausto. Mas então Elias está correndo risco de perder a cabeça. Fugiu e se sentou debaixo de um zimbro, e desejou a morte por causa da perseguição. Nós podemos ser perseguidos por sermos servos de Deus. Mas podemos até ser perseguidos, invejados, afligidos... Mas JAMAIS seremos destruídos!
Se o passado te deixou marcas ruins, comece a agir diferente. Não tome as mesmas decisões, pois você terá a mesma experiência. Por exemplo, em um casamento, há pessoas que já se casaram três ou quatro vezes e a relação ainda não dá certo. Por que tomam as mesmas atitudes de antes. Ou até mesmo uma experiência profissional ruim pode ser fruto de atitudes e costumes que eram comuns no passado, em outra empresa ou outros lugares. Mas para se esquecer do passado é preciso se libertar, se desprender do passado.
É necessário que olhemos para nós mesmos e vejamos o que nos prende ao passado. Vejamos se isso traz alguma edificação em nossas vidas. Vale a pena continuar preso a isso? Se não tem trazido edificação em sua vida, abandone, e comece a tomar atitudes diferentes. Comece a ser uma nova pessoa, com um novo caráter, um caráter dado por Cristo. Peça discernimento a Deus, pois pode haver algo que você considere felicidade, mas é justamente este algo que o está prendendo ao passado e atrapalhando seu presente. Quebre este laço, separe este laço que tem impedido você de continuar seguindo esta nova jornada.
Para que o filho pródigo fosse uma bênção, ele teve que se humilhar, e ver que o passado que ele estava vivendo, desfrutando de prazeres carnais, no mundo, esbanjando-se com coisas vãs, estava comprometendo as atitudes dele, tanto é que ele ficou pobre e passando fome. Mas quando ele voltou para seu pai, ele voltou a ser uma bênção e seu futuro com certeza foi melhor.
Esqueça o passado, olhe para frente, e peça para o Espírito Santo te dar estratégia para que o presente te leve a um futuro de vitória.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Palavra do Culto de Ceia (Domingo, 02/12/2012) - Ministrada pelo Presbítero Gerson

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Eclesiastes 3 / Josué 14:1-11

Hoje em dia nós vemos que a sociedade anda com pressa. Nós sabemos que o nosso Deus é eterno, e Ele não tem pressa para nada. Sabemos que a natureza humana não é nada paciente. Então Deus declara para aqueles que estão com pressa: Ele é o Senhor do tempo. Nós não paramos para pensar como Deus é eterno. A sua integridade é eterna. Ele nunca terá fim. Nosso Deus não depende de nada para cumprir Sua promessa em nossas vidas.
Muitas vezes parece que estamos distantes. Parece que o céu fosse de bronze para nós, como se Deus estivesse indiferente conosco; como se não estivesse com pressa de nos abençoar. Mas todas as promessas que Deus faz mostra que temos que nos preparar para lutar. Nada virá facilmente.
Deus falava com Josué, e ele tinha quarenta anos quando fez a promessa. Durante quarenta e cinco anos, desde que Deus fez a promessa, ele disse: hoje eu tenho 85 anos. E eu estou com o mesmo vigor! Esta promessa foi mantida. Não adianta se apressar. Deus não tem pressa. Deus não atende os que “furam fila”. É só você esperar, que na hora certa chegará. Josué esperou 45 anos. Valeu a pena esperar no Senhor. Ninguém vai tomar o que Deus preparou para você. O que Ele preparou está guardado exclusivamente para você. Quando você estiver pronto, você receberá.
Mas tem que ter paciência. É difícil mesmo. Parece que todos já passaram na nossa frente. Mas espere no Senhor. Pare de ter pressa, pois o Senhor está olhando para nós a todo tempo. Se tão somente nós obedecermos, aquilo que Deus preparou para nós virá, e não demorará.
Há três reflexões para serem feitas aqui:
“Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. Você está blindado. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais ele fará! Você está protegido por Ele. Você não morrerá sem que as promessas Dele se cumpram em sua vida. Quantas pessoas perderam a noção do tempo porque não esperaram no Senhor... Vale a pena esperar no Senhor. Ele é Senhor do tempo. Na sua precisão Ele é perfeito. É perfeito em tudo o que faz. A pressa é própria do ser humano. Nossa neurose simplesmente não combina com a paciência de Deus. E esta pressa não altera nada. É como se fosse o leito de um rio que corre calmamente, tranquilamente...
Parece que nada está acontecendo. Parece que estamos há tantos anos a fio, e nada aconteceu. Mas todas as tuas orações estão no memorial de Deus. Não precisa ter pressa. A pressa não nos deixa enxergar o que está a frente. A nossa pressa nos cega para que não saibamos o que tem à nossa frente. Mas o que existe na nossa frente, Deus sabe o que é. Foi Ele quem preparou. Não se precipite, porque Deus tem o melhor para você.
A aparente “demora” pela qual nós passamos é pedagógico. Sabe o que é essa espera? É aprendizado. Enquanto esperamos, estamos aprendendo com Deus. Ele está nos ensinando. Aguarde no Senhor, pois o sinal ainda está vermelho, mas quando você estiver preparado, formado, Ele dará o sinal verde para você. Ele dará o alvará para que você mergulhe na vitória.
Mas enquanto isso aproveite este tempo de seca, de desemprego, de angústia. Aproveite para que você se aproxime mais de Deus. Ele diz: “chegue mais perto”. “Mas que prova é esta, meu Deus?”. Ele te prova porque Ele te ama, e Ele quer te aprovar. “Mas está demorando tanto”. Sabe por quê? Porque Ele não quer que você se precipite, fazendo coisas erradas.
Se há uma coisa que Deus tem é segredo para com os que esperam Nele. Mas tem tanta gente se precipitando, desfazendo casamento, devolvendo terrenos, e por quê? Por que não esperou pelo Senhor. O relógio de Deus não é como o nosso. O tempo de Deus não é o nosso. Mas se você esperar, você se preparará, e quando você estiver preparado, você receberá maravilhosamente.
Quantas perguntas você fez... Quanta resposta Deus tem pra te dar... Não se preocupe com as coisas que acontecem no mundo. Tão somente confie no Senhor. Tão somente espere no Senhor. Nós somos diferentes. O mundo está dizendo que deve ser feito de um jeito, mas o Senhor nos diz para fazermos o oposto, pois Ele fará dar tudo certo em nossas vidas.
Mas existem decisões que precisamos tomar com pressa. E Deus tem pressa de que tomemos muitas dessas decisões. Toda vez que você está prestes a receber uma bênção, o diabo tenta oferecer uma bênção falsificada. Aí você se apossa e pergunta: é esse aqui, Senhor? E Deus fala! Não, não é! Espere o momento certo, que a bênção chegará das mãos do próprio Deus. Muitas decisões precisam ser tomadas com rapidez, pois há fatores como este que podem impedir que nós nos apossemos de nossa vitória. Há coisas em nossas vidas que não possuem uma segunda rodada. Futebol tem o segundo tempo... Uma luta tem um segundo round, mas muitas coisas em nossas vidas não possuem. Você muitas vezes finge que não escuta, sabe que a voz é de Deus, mas diz: “ah, deixe para amanhã”. “Semana que vem eu vou”. E quando você vai, a bênção não está mais ali. Ela se foi, e você não a achará mais.
Em você há todas as ferramentas que Deus quer usar. Ele precisa de você para te dar vitória. Semeie algo no reino de Deus, e Ele fará o melhor na tua vida. Não corra atrás da bênção. Ela virá até você. Ela te alcançará.
----------------------------------------------------------------------------------------------