quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palavra do Culto de Quinta-Feira (19/07/2012) - Ministrada pela irmã Daniela

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: 1 Reis 17:8-12

O Senhor manda Elias sair de uma terra escassa, e o manda para outra terra também escassa, onde há uma pessoa que o iria alimentar. Uma situação parecida se manifesta em nossas vidas. Às vezes perguntamos: como será que Deus me manda de uma situação ruim para encontrar uma pessoa que não está senão igual ou pior do que eu? Eu não vejo nada de bom nisso.
Acontece que Deus sabe que na hora certa a bonança virá.
No entanto, o que nós entendemos... O que vem à nossa mente quando ouvimos a palavra “bonança”? Dinheiro... Carrinho de compras... Tanque cheio... Na verdade, a bonança é tudo isso. Porém muitos se esquecem que também há a escassez espiritual, assim como há a bonança espiritual. E muitos irmãos, quando se encontram na escassez monetária, se intimidam mais com Deus para que envie uma providência. O dinheiro acabou (o dinheiro que você usaria para ir passar o fim de semana com os amigos, talvez), então você vai para a igreja, ou pro quarto, orar. Pedir para que Deus envie uma providência.
E infelizmente há muitos que precisam que Deus permita a escassez. Do contrário, eles deixariam os caminhos do Senhor. Mas há também situações que Deus permite, e também há as que nós procuramos. Então temos que vigiar, e ver o erro que está em nós, em nossa atitude. Podemos também estar passando pelo deserto por falta de sabedoria, de discernimento, e falta de obediência.
E assim, temos que tomar cuidado também com nossa aparência enquanto estamos passando pela escassez. Há pessoas que já passam a ideia de derrota apenas por aparecer em cena. Qualquer um que o vê já identifica que ele é derrotado, que ele é acabado.
Temos que ser daqueles que, mesmo passando pelo deserto, dão glória, adoram e louvam a Deus com vigor e com alegria, pois confia no Senhor. Se você confia no Deus que você serve, se alegre, e faça a vontade Dele.
A bonança vem quando nos entregamos por completo a Deus, nos humilhando e mostrando reverência diante dele.
Mas o que falta em nós, para que passemos para a bonança? Será que mesmo na escassez temos estado firmes na presença do Senhor? Será que mesmo sem as condições necessárias, temos servido a Deus com fidelidade? Porque há muitos que pensam que eles mesmos são os deuses, que eles ditam as regras. Mas quem determina a condição do homem é Deus. Ele é quem está no controle de tudo. A tua botija, o teu espiritual, acima de tudo, é questão sua com Deus. Pode tudo na sua vida ir abaixo. Mas quando você está sempre firme, caminhando com passos fortes na presença do Senhor, Ele envia sua graça e sua misericórdia para sua vida. Agora, cuidado para na hora da bonança, você não colocar as coisas ganhas em primeiro lugar, pois isso não pode substituir a presença de Deus. Não foi você quem abriu a porta, ou que mereceu que ela fosse aberta. Foi Deus quem abriu, porque Ele sonhou-a para você um dia. Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e as outras coisas serão acrescentadas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Navegue com mais facilidade.

Com este novo layout do blog da Igreja Plenitude, agora você pode localizar mais facilmente as postagens. à direita da página você verá uma seção de categorias. Ao clicar em cada uma delas, você verá as postagens referentes à categoria. Observe a imagem abaixo:


Agora você pode ver as postagens com muito mais precisão. Navegando no blog da Plenitude, você navega com Jesus.

Campanha "Derrubando as Muralhas de Jericó" (Terças-Feiras) - 2º Dia

Palavra ministrada pelo Pastor Gecivaldo

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Josué 6:1


É interessante que Jericó é considerado a cidade mais antiga do mundo, datada de 4000 a.C. E quando o povo de Israel penetrou na cidade, com a derrubada das muralhas, eles penetraram para saquear, matando os inimigos, e se apossando de seus tesouros. Mas eles receberam um aviso: eles não poderiam se apossar de nada, antes, eles deveriam queimar tudo, pois tudo o que havia lá foi oferecido a deuses estranhos. A cidade estava condenada.
E Josué foi olhar a cidade, foi observar sua conquista. Ninguém entrava e nem saía. É o mesmo conosco. Nós olhamos os muros. Nós vemos a dificuldade... E infelizmente muitas vezes desanimamos, achando que o sofrimento da vida nos fará parar, desfalecer as nossas mãos. Mas o que temos que nos perguntar é: qual é a ordem que Deus tem para minha vida?
Josué também encontrou um homem. Líder do Exército do Senhor. Josué então se prostrou em terra, e o adorou, perguntando: “o que tens, meu senhor, para teu servo?”. E ele disse: “tire suas sandálias, pois o lugar em que pisas é terra santa”. Este é o exemplo que devemos seguir. Tirar as sandálias é um símbolo de humilhação, de reverência. Precisamos descer nosso nível, para que Deus nos coloque em lugar de honra em sua presença.
Para que conquistemos Jericó, temos que nos reverenciar a Deus primeiro.
Antigamente era muito mais difícil. As lutas se manifestavam fisicamente. Os homens tinham que preparar suas espadas para ingressar na guerra contra seus inimigos. Mas nossa arma contra o inimigo hoje é a oração; é a palavra de Deus. É a perseverança e a fé. Nossa luta não é contra a carne e nem o sangue, mas contra os principados e potestades, e as hostes espirituais da maldade.
Portanto, se você está carregado pelo Espírito Santo, a glória do Senhor está manifesta em sua vida.
Mas temos que manter sempre o curso para frente. Se guardarmos conosco alguns fatos de Jericó, do passado, nós falharemos em nossa missão, pois o objetivo é eliminar os vestígios de Jericó em nossas vidas. Para nossa muralha espiritual cair não é fácil. É preciso exercício espiritual. É preciso oração e perseverança.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Palavra do Culto de Quinta-Feira (12/07/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Marcos 2:1-12


Estamos diante de uma passagem conhecida na Bíblia. Podemos notar que, a cura do paralítico de Cafarnaum não está apenas em Marcos 2, mas também no livro de Mateus e de Lucas também. E com isso, percebemos uma coisa: quando Deus está realmente no controle da situação, ela não pode ficar reservada em um “canto”, mas deve ser divulgada, deve ser espalhada pelas partes.
E o que Deus quer que nós percebamos com isso? A sensibilidade Dele para conosco.
Podemos notar também que, sempre, nos lugares por onde Jesus passava, havia uma multidão querendo ouvi-lo. Havia sempre muitas pessoas que queriam absorver algo, não do homem, mas do próprio Cristo. Dele veio a salvação, dele veio o livramento. Ali, Jesus estava anunciando a sua palavra, atingindo o auge de seu ministério que por mais curto que tivesse sido, foi lindo. E então os amigos do paralítico, que tinham ouvido falar dele, se prontificaram a levá-lo à Jesus. O paralítico não podia se mover, ele não podia ir até Jesus.
Quantas pessoas deixam a dúvida entrar no coração, a falta de fé, a descrença... Deixam as palavras ruins tomarem conta. São iguais a um martelo. Vão batendo até que finalmente o prego está totalmente enterrado na madeira.
Há algo interessante neste ponto: o paralítico, no entanto, não estava totalmente desamparado. Ele tinha amigos. Eles o levaram a Jesus. Certamente, podemos notar que alguns amigos são mais próximos a nós do que irmãos. E muitas vezes escolhemos amizades que só trazem problemas para nós. A amizade nos dias de hoje são muito raramente como a amizade entre Jonatas e Davi, onde quando Davi se tornou rei na morte de Jonatas, se lembrou do membro de sua família, mandando-o trazer para o palácio.
Há alguns que preferem dizer: “antes só que mal acompanhado”. No entanto, há ainda alguém com quem você pode contar: este é Jesus Cristo, o melhor amigo que alguém pode ter.
No versículo 5 diz: “vendo-lhes a fé, Jesus disse: Filho, perdoados são os teus pecados”. Os amigos do paralítico tinham o amor de Deus para com a vida dele. Compadeceram-se ao ponto de se unirem e trabalhar em prol da cura daquele paralítico, levando-o até Jesus. E o que as pessoas têm feito pela tua vida? Sempre há pessoas que em qualquer coisa que façamos, diz que há um defeito, um obstáculo. Sempre tentarão atrapalhar sua caminhada. No entanto só Jesus vai te acompanhar durante sua vida. Ele é o único que pode suprir suas necessidades, o único com quem você pode contar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campanha "Derrubando as Muralhas de Jericó" (Terças-feiras) - 1º Dia

Palavra ministrada pelo Evangelista Paulo Fabrício.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Eclesiastes 9:10


Deus hoje tem uma palavra de edificação para sua vida. Não se sinta inútil ou inferior a ninguém, pois hoje quem te capacita é Deus. É Deus quem está na frente desta obra maravilhosa na sua vida. Você pode ter “n” defeitos, mas Deus está aqui para te purificar.
Mas por que em uma Campanha de Derrubada das Muralhas de Jericó, Deus está falando através da palavra em Eclesiastes? Muitos de nós, às vezes, nos colocamos em uma posição de inferioridade, pois nos lembramos de quando somos desprezados pelas pessoas que pensam que não somos capazes, dizendo palavras de derrota contra nós. Mas eles nos zombam, sem conhecer a essência que habita em nós, que é a essência do Espírito Santo. Mas se Deus está fixo em nossa vida, Ele fará com que todos enxerguem que há em nós a força e a graça dada por Ele, e eles verão que você tem valor.
Quantos que já choraram por perdas em sua vida, porque não alcançaram, e agora querem jogar tudo para o ar... Às vezes até mesmo foram derrubados pelas pessoas mais próximas. Deus não é um Deus que não cumpre. O que Ele prometeu em sua vida, Ele vai cumprir, basta você crer.
Sabe por que você está aqui? É porque Deus te escolheu.
O exército de Josafá estava se preparando para o ataque dos Midianitas, e viam que eles eram mui numerosos, e foram dar esta notícia ao rei Josafá. Mas que notícia estão dando a você? O que o povo está falando de você? Talvez você tenha o chamado de Deus, talvez você esteja com o desejo de fazer a obra de Deus. Mas o que acontece quando alguém te aponta, te julga? Você cai. Mas não é isso o que um servo do Senhor deve fazer. Pois a obra é Dele e para Ele.
Quando Deus vê que alguém se preocupa com a obra, que está disposto a fazer Sua vontade, Ele derrama sua glória sobre a vida do servo que está de pé para louvar e exaltar o nome do Senhor. Então se levante, pois quem te capacita é o Senhor. Quem reconhece a obra das tuas mãos é o Senhor. Quem recebe a sua adoração é o Senhor, e não há ninguém que possa barrar a bênção que Ele derramará sobre sua vida!
Será assim como aconteceu com Moisés. Mesmo começando com uma história onde todos pensavam que o final seria infeliz... Deus estava no controle de sua vida. O controle de Deus sobre a tua vida deve permanecer operante, para que você siga pelo caminho da retidão, pelo caminho que o Senhor traçou para você.
Você que está participando dessa campanha, não vai sair da mesma maneira, pois quem vai dar a última palavra para você é Deus. Tome posse desta palavra.
Quantas vezes você para e diz: eu não aguento mais, eu vou desistir. Você não pode desistir agora. Deus não desistiu de você. O que for preciso para que a obra dele seja completada, será feito. Ele vai fazer na tua vida, seja no trabalho, seja na família, seja em você mesmo. Ele fará na tua vida. Não tenha medo. Deus é contigo aonde quer que você vá.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 14 de julho de 2012

O Aniversário de 10 Anos do Ministério Plenitude

Durante três dias esta festa maravilhosa perdurou. O motivo é muito especial para todos na igreja, pois celebra o fato de que há 10 anos Deus levantou e sustentou este ministério com sua graça e misericórdia. Durante esses três dias, Deus operou milagres na vida de muitas pessoas nesta igreja. Todos saíram impactados pelo Espírito Santo, que atuou grandemente naquele lugar.

PRIMEIRO DIA:

Sexta-feira, 06/07/2012. Muitos obreiros trabalhando na obra do Senhor, para que a arrumação da igreja estivesse pronta. Todo este trabalho valeu a pena, pois as paredes foram pintadas, coi colocado um novo forro, e ainda um novo painel pintado sobre o altar. O início da comemoração recebeu como preleitora a Missionária Jacira, que entregou da parte de Deus uma mensagem avivada:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Davi e Jonatas. Uma amizade aprovada por Deus reinava no meio deles. Não era uma associação de interesse, mas uma amizade verdadeira. É importante hoje que nós tenhamos discernimento das pessoas que adotamos como "amigos". Até nisso Deus deve estar presente, pois a amizade verdadeira não adota traição, não admite falta de compromisso. E a amizade entre Davi e Jonatas era tão profunda, que eles fizeram um pacto entre si: quando um deles morresse, o outro não deixaria desamparada a linhagem do morto. Então Davi é coroado rei, e Jonatas morre. Lembre-se, meu irmão: Deus jamais esquece da aliança que fez conosco. Ele mesmo lembrou a Davi do pacto selado com Jonatas. E Davi pergunta para Ziba, criado de Jonatas, se havia alguém da linhagem de Jonatas que pudesse ser amparado. Ziba disse que havia Mefibosete, neto de Saul, um aleijado dos dois pés. E ele estava em Lo-Debar (significa "Terra de Ninguém", "Lugar de Esquecimento"). No entanto, a intenção de Ziba era dar a ideia de que Mefibosete não pudesse ser amparado por ser aleijado. Meu irmão, minha irmã. Deus não quer saber se você está aleijado, coxo, ou morrendo. O que importa é que Ele não se esqueceu de você, e quer te abençoar. E ali Davi mandou preparar uma carruagem que fosse para Lo-Debar buscar Mefibosete. E o menino havia se lembrado da carruagem que vinha buscá-lo, pois ele se lembrava de seu avô, Saul. E do mesmo modo, Davi foi lembrado do pacto, e mandou resgatar Mefibosete. Deus não te esqueceu. Ele sempre estará contigo, e te convida hoje a entrar na carruagem e se assentar na mesa do Rei. Nunca mais você comerá migalhas, pois você se fartará abundantemente. Você estará sentado na mesa do Rei. Persevere, creia. E verás a glória de Deus reinando em sua vida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Neste dia tivemos a participação do Grupo Getsêmani, grupo de louvor que adorou a Deus juntamente conosco, e também da irmã Roselinda, conhecida da Missionária Jacira, entoando louvores abençoados a Deus, assim como o Grupo Luz Divina, das irmãs da Igreja Plenitude, e o grupo dos jovens. Veja abaixo as lembranças deste dia maravilhoso:

Vídeo:



Galeria de Fotos:




SEGUNDO DIA:

Sábado, 07/07/02012. Houve a participação especial também do Grupo Uníssono e do Grupo Getsêmani. Deus falou tremendamente ao povo através da ministração da palavra trazida pelo Evangelista Alberto:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando Daniel foi levado cativo para a terra de reinado de Babilônia, o rei Nabucodonosor teve um sonho, do qual acordou muito perturbado, mas sem se lembrar dele. Então pediu para todos os seus súditos que se siziam sábios, adivinhos e magos que dissessem-no qual era este sonho, e que ainda o interpretassem. Do contrário, todos iriam morrer. E nenhum deles sabiam sequer qual era o sonho do rei. Mas então chega Daniel, o qual teve o sonho revelado pelo Deus vivo, juntamente com sua interpretação. Nabucodonosor tinha sonhado com uma grande estátua. Sua cabeça era feita de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de cobre, e as pernas e pés eram de barro e ferro. Estas partes simbolizavam quatro reinos (quatro impérios). A cabeça simbolizava o Império Babilônico. O peito e os braços imbolizavam o Império Medo-Persa. O ventre e as coxas simbolizavam o Império Grego. E as pernas e os pés, simbolizavam o Império Romano. Este último tinha surgido com muita força, pois o Império Romano era uma potência militar e política, com uma forte filosofia e estilo de vida, a partir do Império Grego (e acabou se tornando mais forte do que ele). No Império Romano, o imperador era chamado de César (que significa Rei). E à medida que o tempo passava, este império foi se expandindo pelo mundo (razão pela qual ele foi a base da estátua do sonho de Nabucodonosor), e os Césares que passaram pelo trono do Império, muitas vezes não podiam ir aos lugares distantes de seu próprio reino, portanto, tinha um Senado, composto pelos Senadores. Estes eram representantes de César. Eram aproximadamente 40 mil. Ao momento em que eles se reuníam perante César, este os convocava por "eclésia", que quer dizer "igreja". É como nós somos para Cristo: ele é nosso imperador, e nós, a sua Eclésia (representantes de Cristo no mundo). Mas o sonho de Nabucodonosor não acabou. Uma pedra atingia a parte das pernas e dos pés de barro e ferro (Império Romano), fazendo derrubar a estátua. Esta pedra é confimara no evangelho de Mateus pelo próprio Cristo, ao dizer a Pedro: "e sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (a minha eclésia) "e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Nós somos a eclésia de Cristo. Somos representantes de Cristo nesta Terra.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo:



Galeria de Fotos:


TERCEIRO DIA:

Domingo, 08/07/2012. Esta festa maravilhosa foi finalizada com chave de ouro, com as apresentações do Grupo Luz Divina, grupo dos jovens, o Grupo de Gesto da Igreja Avivamento da Fé, e ainda o grupo dos flautistas, que estão fazendo aula de música. Nesta noite, o Pastor Gilson deu uma saudação à igreja, cujas palavras abençoadas relembraram o Ministério Plenitude desde o início, em 2002, onde os cultos começaram a ser realizados na garagem da casa do Pastor Gecivaldo, e anos mais tarde, as providências que só vieram de Deus, nos levaram a nos estabelecermos no prédio, onde há muito tempo atrás já havia sido profetizado que ali seria a Casa do Senhor. Antes havia uma empresa, que, deixando o prédio, deu lugar ao cumprimento da profecia. E para honra e glória do Senhor, estamos aqui, sustentados pela graça de Deus.
A palavra foi trazida pelo Pastor Sérgio Leite, presidente do IETEB em Osasco, e coordenador geral do Museu da Bíblia em Barueri. Deus nos proporcionou uma noite maravilhosa para comemorarmos esta dádiva tão preciosa em nossas vidas. Veja como foi este culto maravilhoso:

Vídeo:



Galeria de Fotos:


A todos que vieram, a todos que trabalharam neste projeto maravilhoso, e a todos os que nos apoiaram, que Deus os abençôe. Agradecemos a Deus por suas vidas, e por nos proporcionar 10 anos de evangelismo, e de vitórias em Seu santo nome.
A Paz do Senhor seja contigo!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Culto de Cara Nova, Quinta-Feira (05/07/2012)

Nesta noite maravilhosa, a igreja teve o privilégio de ver (desde o culto de Ceia anterior), a nova cor das paredes da igreja, e agora, uma nova pintura no painel de fundo. Deus proporcionou uma nova visão para esta igreja, que foi levada pelo Espírito Santo neste dia. Vários testemunhos foram contados, o que quer dizer que Deus tem feito muitas bênçãos no meio da igreja, e os irmãos estão convictos da vitória que receberam Dele. Você que não viu, verá na festa de celebração do Aniversário de 10 Anos da Igreja Plenitude. Esta festa começará amanhã (sexta-feira), e terminará no Domingo.
E neste culto, tivemos como o preleitor da noite o irmão Adalberto, que nos trouxe uma palavra abençoada vinda de Deus:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Texto: Salmo 1


Os justos serão como árvore plantada junto a ribeiro de águas, e suas raízes estarão profundas, para que suas folhas estejam sempre verdejantes, e seu tronco esteja firme e sólido. Esta árvore é plantada em terra fresca, terra saudável, que é o caminho do justo
Não são assim os ímpios. Estes, pelo contrário, não fazem a vontade de Deus: desobedecem-na. Mas “bem aventurado é aquele que teme ao Senhor, e anda nos seus caminhos” (Salmo 128). O temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria.
Mas o que é temer a Deus?
Temer é amar, é respeitar e reverenciar. O Senhor é tremendo na assembleia dos santos. Mas não dá o sentido de um “deus carrasco”. Não são como os pais da antiguidade, cujos filhos realmente tinham medo deles. Mas como pai, Deus é o nosso guardador. Ele zela pela vida daqueles que o buscam. E nós como filhos, devemos respeitá-lo, e amá-lo, fazendo sua vontade, que é perfeita.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Palavra do Culto de Terça-Feira (03/07/2012) - Ministrada pela Pastora Josie

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Texto: Marcos 5:21


A filha de Jairo havia adoecido a ponto de morrer. E quem era o único que poderia ajudar naquela situação?
Nesse momento, não adianta se estamos em uma alta posição, não adianta ter muitas riquezas mundanas. Muitas vezes ficamos cegos por causa dessa grandeza terrena. Mas Jairo colocou no seu coração que ele não poderia com toda sua grandeza social curar sua filha. Mas ele havia ouvido falar de Jesus Cristo! Ele se prostrou diante de Jesus, porque Jairo sabia que só Jesus podia ajudá-lo.
Quando nos achegamos a Jesus, não importa quem somos, que tipo de pessoa costumamos ser, não importa o que temos feito. Quando nos realmente nos achegamos a Ele, entregando-o a nossa alma, Ele tem prazer em nos ouvir, pois somos filhos dele.
A mulher do fluxo de sangue, já sofria daquela enfermidade havia doze anos. Mas ela se determinou a encontrar-se com Jesus, pois se tão somente ela tocasse na orla de suas vestes, ela seria completamente curada.
“Filha, vá em paz. A tua fé te salvou”.
Aquela mulher acreditou no poder de Jesus Cristo. Ela colocou em seu coração a convicção do poder de Jesus.

Mas o que aprendemos com estas passagens? Em nossa caminhada, sempre haverá algo para nos atrapalhar. No entanto, não importa o tamanho da nossa dificuldade: o Senhor tem poder para suprir as nossas necessidades.
As barreiras não impediram Jairo de seguir em frente, pois quando ele viu aquela mulher sendo curada, pensou, com certeza: “eu estou levando a pessoa certa para a minha casa”. E quem você tem levado para sua casa? Será que você tem levado a pessoa certa? Ninguém nesse mundo poderá suprir sua real necessidade, preencher o seu vazio. O único que pode é Jesus Cristo.
E para Jairo, foi um inconveniente enorme que, depois de ter vivenciado um milagre, ter recebido a notícia: “Jairo, não incomode mais o Mestre. A tua filha morreu”. E não é diferente conosco hoje. Satanás usa a muitos para nos dar uma notícia ruim, quando estamos mais cheios de esperança. Porém Jairo não deu ouvidos àquela notícia. Ele tão somente creu, e viveu o milagre do Senhor em sua vida.
Fuja da presença dos incrédulos. Fuja dos que só querem te ver no chão, aqueles que te querem ver caído, abatido e derrotado. Temos travado uma guerra espiritual muito grande. Jesus naquele momento afastou todos os que não criam, pois apenas os que creram puderam receber o milagre.
O segredo é crer. Receber a palavra do Senhor e crer nela. Exerça a sua fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. A fé e uma chave que abrirá a chave para muitas vitórias na sua vida.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Palavra do Culto de Ceia, Domingo (01/07/2012) - Ministrada pelo Pastor Gecivaldo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Marcos 4:35-41


Temos aqui a representação geral sobre nossa vida: o barco da nossa vida. Nós somos os discípulos.
A primeira lição que nós tiramos desta passagem é a de que Jesus pode estar no barco conosco, mas isso não quer dizer que não passaremos por tempestades, por tribulações. Nós podemos estar fazendo tudo certo, podemos estar andando em retidão... Mas isso não significa que não passaremos por tempestade. O mar pode ser uma coisa muito linda. “Olha só, esse mar incrível. A cor é bonita... Esta forma de vida criada por Deus”. Isso não quer dizer que não há tempestade nesse mar tão bonito. Às vezes olhamos para um casamento bonito, bem construído, cheio de amor... Mas isso não quer dizer que o casal não passa por problemas financeiros, conjugais, etc.
No Paraíso que Deus preparou para nós não haverá choro, não haverá dor, problemas, contas, confusões, débitos, burocracia. Haverá só alegria e louvor a Deus. Mas enquanto estivermos aqui nessa terra, estamos propícios aos problemas. Mas existe uma diferença: você está passando pela tempestade com ou sem Jesus? Você está tomando sua decisão consultando a Deus, ou sem consultá-lo? Pedro estava passando em seu barco por uma tempestade com os discípulos. Mas Jesus estava no barco, e isso fez toda a diferença.
Durante a passagem pela tempestade, os discípulos ficaram com medo. Mas existem dois tipos de medo: o bom e o ruim. O medo bom é o medo responsável. Saudável. É o tipo de medo que te remete à consciência da realidade, do que você deve fazer. É como o temor. No entanto, o medo ruim é aquele que toma conta de nossas mentes a ponto de roubar de nós a nossa fé. Os discípulos se deixaram levar pelo medo desesperado, acordando Jesus, acreditando que iriam morrer, como se Jesus fosse culpado pela tempestade. Quantas vezes já dissemos quando estamos sozinhos: “e então, Jesus? É assim que vai ser? O meu fim, a minha ruína?”.
Nós vimos Jesus fazer milagres, nós até vivemos os milagres de Jesus... Mas na hora da situação, tudo o que fazemos é criticar, é se irar, e até mesmo blasfemar. Os discípulos se esqueceram quem era que estava no barco. Eles se esqueceram do que aquele homem era capaz. Esse medo nos faz perder a noção da realidade, criando outra, paralela a esta, que nos ilude, e nos deixa desesperado, fazendo até mesmo com que, através de nosso desespero, outras pessoas – que estão calmas – se sintam desesperadas também.
E será que nós temos procurado Jesus por causa do medo, ou da fé? O medo traz um problema sem saída. A fé traz a solução. Quem procura Jesus por medo, valoriza a grandeza e complexidade do problema (olhando o Golias da vida como uma muralha intransponível). Mas quem procura Jesus pela fé já vê a muralha caindo ao chão, fazendo-o sair da tribulação com a vitória nas mãos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------